12 de abril de 2019

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se manifestou, em nota, sobre o episódio em que o prefeito do Rio Marcelo Crivella se desentende com repórter Larissa Schmidt, da Rede Globo, após perguntas sobre as consequências das chuvas na cidade.

A Associação disse que o ato não é “condizente com os princípios constitucionais da transparência na administração pública”. Crivella se negou a responder a jornalista e ainda empurrou a repórter para que ela não participasse mais da coletiva.

Leia a nota da Abraji na íntegra

Prefeito do Rio se recusa a atender repórter

Em ato não condizente com os princípios constitucionais da transparência na administração pública e da garantia do acesso a informações públicas, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB-RJ) se recusou a responder a uma repórter da TV Globo na tarde desta quinta-feira (11.abr.2019) e a empurrou.

Larissa Schmidt questionou Crivella sobre previsão para o fim de interdições que persistem na capital fluminense três dias após o temporal que a atingiu. Em resposta, o prefeito acusou a emissora de “fazer campanha contra o Rio de Janeiro”. Diante da persistência da repórter em obter a informação, o político virou-se de costas para a profissional e a empurrou para afastar o microfone: “Não, não quero falar com vocês”.

Crivella afirmou que a TV Globo faz “chantagem” e “campanha política” ao mostrar os problemas da cidade. Segundo ele, “o que a Globo quer é dinheiro em sua propaganda. O que ela quer é que a gente faça uma festa no Carnaval e ela possa vender R$ 240 milhões com a prefeitura pagando todo o Carnaval”. Marcelo Crivella é sobrinho de Edir Macedo, proprietário da Record TV, emissora concorrente da TV Globo.

A Abraji considera a atitude do prefeito diante dos questionamentos de Larissa Schmidt incompatível com seu cargo. Agentes públicos têm o dever de fornecer informações sobre suas atividades e de respeitar o trabalho dos jornalistas de levar tais informações ao público. Discriminar meios de comunicação é antidemocrático e fere a liberdade de imprensa.

Diretoria da Abraji, 11 de abril de 2019.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, TV Blog
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/03 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 15mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade