25 de junho de 2017

Alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), buscando contribuir de forma eficaz e moderna na redução da espera em filas de atendimentos, desenvolveram um sistema de controle – o TWC. O objetivo é diminuir as filas na coordenação do curso, principalmente em momentos de maior procura, como na matrícula de alunos.

O resultado surgiu a partir de pesquisas de opções dentro das mais modernas tecnologias de IoT (Internet das Coisas), sistemas de controle e identificação, ergonomia e design de produto. O sistema foi projetado de maneira interdisciplinar pelos alunos Alan Marques, Antônio Vaz, Phamella Oliveira, Murilo Amorim e Ivonielson Monteiro, em parceria com o Laboratório de Automação do CDSA.

“Esperar em filas de atendimento sempre é um incômodo para clientes e um motivo de preocupação para empresas e organizações. Sistemas modernos de auxílio ao atendimento têm sido procurados como forma de minimizar os impactos negativos e minimizar o tempo de espera”, disse o professor Rômulo Augusto Ventura Silva, coordenador do Laboratório de Automação. “Com o objetivo de substituir os sistemas convencionais baseados em senhas e similares, o TWC utiliza cartões coloridos mais intuitivos e lúdicos para a identificação dos clientes. Ao chegar à coordenação, o usuário pega um cartão, aproxima do equipamento que identifica e adiciona a cor na fila, que é exibida no painel remoto através de WiFi. O coordenador tem o controle de chamada também através de WiFi, o que permite que ele continue chamando cartão após cartão que, posteriormente, são recolocados no local de acesso do sistema”, explicou o professor.

 

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Educação, PB
GOVERNO MARÇO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/03 Qui
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 3mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade