17 de janeiro de 2015

mm

 

RIO – O instrutor de voo Marco Archer, condenado ao fuzilamento na Indonésia por tráfico de drogas, foi executado na tarde deste sábado. A informação foi confirmada pelo porta-voz do país, segundo agências de notícias. Archer estava preso desde 2004 por ter tentado entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A Indonésia pune com pena de morte o tráfico de drogas. Ele foi o primeiro brasileiro a ser sentenciado à morte no exterior. A presidente Dilma Rousseff já foi informada da execução e, como primeira reação, determinou que o embaixador brasileiro na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, retorne ao Brasil. Determinar o retorno de um embaixador ao seu país de origem é uma das formas de protesto e de mostrar insatisfação nas relações diplomáticas entre países.

Em nota, Dilma disse ainda que a execução “afeta gravemente” as relações entre o Brasil e a Indonésia. Além disso, o Itamaraty chamou na tarde deste sábado o embaixador da Indonésia. Na reunião, foi entregue uma nota de protesto do governo brasileiro.

Outras cinco pessoas foram executadas pelo mesmo crime: um indonésio e quatro estrangeiros de Vietnã, Nigéria, Holanda e Malauí.

No país asiático, as execuções por fuzilamento acontecem desde 1964. Apenas os advogados de defesa acompanham os presos até o momento do cumprimento da pena. Nenhum civil, nem mesmo familiares dos condenados, podem acompanhar a execução. O fuzilamento é feito em um campo aberto próximo à penitenciária em Cilacap, na Ilha de Java, a 400 km de Jacarta. O pelotão de fuzilamento é composto por 12 pessoas, mas apenas três das doze armas são carregadas com balas de verdade.

Dias antes de ser executado, Marco Archer conversou com o cineasta Marcos Prado, que produz um documentário sobre o caso. O brasileiro mostrava ter esperança de escapar do fuzilamento. Na gravação, ele diz que iria lutar até o fim pela vida.O globo

BANNER VITA

PARE E COMPRE

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Internacional
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
18/04 Qui
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 90%
Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade