16 de outubro de 2019

O Corpo de Bombeiros confirmou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (16), a segunda morte em decorrência do desabamento do Edifício Andrea, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O anúncio foi feito às 7h45, pelo coronel Luiz Eduardo de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o oficial, a vítima foi encontrada durante a madrugada com o auxílio de cães farejadores.O corpo é de uma mulher ainda não foi identificada. O corpo ainda está sob os escombros em uma área de difícil acesso.

“Localizamos mais um corpo. Ele está sobre três lajes, em uma área de difícil acesso. Não podemos usar maquinas pesadas ainda. O que temos do caso é um segundo corpo encontrado. Nossas equipes estão no local que os cães localizaram usando ferramentas de baixo impacto, sem máquinas pesados”, disse o coronel.

O que se sabe até agora

Edifício Andrea desabou às 10h28
A primeira morte foi confirmada às 23h55 de terça, e a segunda, na manhã desta quarta
Ao menos nove pessoas foram resgatadas com vida
Até o início da manhã desta quarta, nove pessoas seguiam desaparecidas
Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
O edifício ficava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense.

A primeira morte foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, conforme mostra o vídeo abaixo. A vítima é Frederick Santana dos Santos, de 30 anos. Ele estava em um mercadinho que funcionava ao lado do prédio, que foi atingido pelos escombros.

Busca por desaparecidos

O número de pessoas desaparecidas também subiu para nove, conforme o comandante. Nesta manhã, os bombeiros trabalhavam com oito desaparecidos, mas familiares informaram o desaparecimento de mais uma pessoa. Um zelador também ainda pode estar no prédio e é considerado desaparecido. Com isso, de acordo com o coronel Holanda, o número de pessoas desaparecidas deve chegar a nove.

A equipe de resgate também deu início, na madrugada, à retirada dos entulhos, que são encaminhados por caminhões que acessam o local. Pela manhã, a chuva que caiu em Fortaleza diminuiu o ritmo do trabalho por alguns momentos, porém tão logo terminou, as equipes voltaram os trabalhos sobre os escombros.
“Só vamos sair daqui quando resgatar a última vítima. Mesmo com chuva, com tudo, estamos preparados para esse trabalho”, afirmou o coronel Holanda.
Os feridos já identificados

Até a última atualização desta reportagem, havia detalhes apenas sobre cinco dos nove feridos resgatados:
Fernando Marques, de 20 anos – foi o primeiro resgatado com vida dos escombros; deu entrada com ferimentos no Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital público de Fortaleza
Antônia Peixoto Coelho, de 72 anos – estado de saúde considerado grave
Cleide Maria da Cruz Carvalho, de 60 anos – deu entrada no hospital com ferimentos no corpo, mas o quadro é estável
Davi Sampaio, de 22 anos – o estudante de arquitetura sofreu escoriações e foi levado à Otoclinica (clínica particular de Fortaleza); ele enviou uma selfie a familiares enquanto estava sob os escombros
Gilson Gomes, de 53 anos – resgatado de um pequeno comércio ao lado do prédio.

Construção irregular

Segundo a prefeitura, a construção foi feita de forma irregular e não há registros oficiais do prédio. Até 1995, havia uma casa no lugar do Edifício Andrea. O primeiro imóvel foi erguido na década de 1970. O Conselho Regional de Engenharia do Ceará (Crea-CE) informou não ter o nome de um engenheiro responsável pela obra.
A administração municipal informou ainda que a construção irregular dos sete pavimentos é o motivo pelo qual não há registros oficiais do prédio. via G1ce

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Policial
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
20/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 7mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade