10 de maio de 2014

TELE

 

Proprietários da TelexFree, James Merrill, de 53 anos, foi detido nesta sexta-feira nos Estados Unidos em Worcester, no Estado americano de Massachusetts. Ele e o brasileiro Carlos Wanzeler são acusados pela Promotoria Federal dos EUA por “operar um esquema de pirâmide de 1 bilhão de dólares”, segundo informações do Wall Street Journal.

Merrill e Wanzeler foram formalmente acusados de fraude eletrônica relacionada ao esquema de pirâmide. Se condenados, eles podem pegar até 20 anos de prisão. A procuradora Carmen M. Ortiz acredita que Wanzeler, que tem 45 anos, está foragido e pode ter deixado o país. “O escopo dessa suposta fraude é de tirar o fôlego”, disse Carmem em seu parecer. “Esses réus planejaram um esquema que captou centenas de milhões de dólares de pessoas que trabalham duro no mundo todo.”

As acusações das autoridades americanas contra a TelexFree dos Estados Unidos surgiram no mês de abril. A empresa era o grande veículo de operação da matriz brasileira, também investigada por formação de pirâmide, depois que suas operações locais foram bloqueadas pela Justiça do Acre. A TelexFree Brasil passou a ensinar aos chamados ‘divulgadores’, ou seja, as pessoas que aderiam ao esquema, formas de aplicar dinheiro na empresa nos Estados Unidos e obter ganhos. No início do ano, a TelexFree americana transferiu dinheiro ao Brasil por meio de patrocínio ao clube carioca de futebol Botafogo.

No final de abril, uma busca feita na sede da TelexFree em Marlborough, em Massachussetts, policiais surpreenderam o diretor financeiro da empresa, Joseph Craft, numa tentativa de fugir com inúmeros cheques destinados a Merrill e a Carlos Wanzeler. O valor total da apreensão chegou a 38 milhões de dólares. A Securities and Exchange Comission (SEC), – a Comissão de Valores Mobiliários americana –  foi a autora do pedido de busca e apreensão. Segundo a SEC, todos os bens da empresa foram congelados, mas os valores são mantidos em sigilo pelo governo americano.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Internacional
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/03 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 15mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade