13 de fevereiro de 2020
O primeiro caso investigado para aferir a suspeita de coronavírus no Rio Grande do Norte está praticamente descartado. A reportagem confirmou que o paciente é um jovem de 25 anos, modelo, que deu entrada no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, alegando estar com sintomas da doença. Ele está isolado e recebeu visita de familiares na manhã desta quinta-feira  (13).

Segundo o diretor da unidade, o médico infectologista André Prudente, o homem, natural de Baía Formosa,  alegou contato com chineses no último dia 20 de janeiro, em um hotel da praia de Pipa, em Tibau do Sul, na Grande Natal. Os exames iniciais, de urina, sangue e respiratórios, descartam a hipótese do vírus oriundo da China.

“Ele está muito bem, praticamente descartado o caso, deve ser outra doença respiratória comum. Vínculo epidemiológico muito fraco, colhemos exames e vamos aguardar. Mas não há motivo de pânico porque provavelmente não é um caso de coronavírus, conta à TRIBUNA DO NORTE.

Ainda de acordo com o diretor André Prudente, o homem alega ter leucemia e procurou um hematologista nesta quarta-feira para falar dos sintomas, sendo encaminhado para o Giselda Trigueiro.

“O tempo que ele relata ter se encontrado com os chineses, já é um tempo meio fora do período de transmissão. O próprio quadro clínico dele, não teve alterações típicas da doença. 99% de chance de ser descartada. Obviamente que tem que ser investigado, como tem o relato de contato com os chineses, possivelmente doentes, porque não conseguimos encontrá-los, mas clinicamente está descartado”, disse.

Atualmente, ele está numa ala isolada da unidade, preparada especificamente para casos da doença. O RN foi o primeiro Estado do Brasil a ter um protocolo oficial por parte das autoridades em Saúde para o coronavírus.
 
Boato

Desde o início desta quinta-feira, circulam relatos em redes sociais levantando a possibilidade de que o paciente tenha inventado que estivesse com os sintomas. A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com pessoas ligadas às investigações sobre o caso e ela afirmou que há a possibilidade de que paciente tenha mentido sobre os sintomas e possibilidade de ter sido contagiado pelo coronavírus. O relato de situações inconsistentes sobre o possível encontro com os chineses em dois hotéis diferentes, aliado aos resultados iniciais dos exames, fizeram com que os médicos praticamente descartassem o caso. Tnonline

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
20/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 7mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade