1 de setembro de 2019

O Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami. O furacão, de classificação 5, a mais alta existente, chegou às Ilhas Ábaco – no norte das Bahamas – às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília). Ainda não há imagens locais.

Moradores de Ábaco já sofrem com enchentes afetando as casas. Segundo a agência Reuters, as casas da ilha são construídas para suportar ventos de pelo menos 241 km/h – menos do que as rajadas de vento provocadas pelo furacão. Alarmes de carros soaram por toda a ilha, onde já se vê metais retorcidos.

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse em uma entrevista que “uma tempestade mortal e monstruosa” atinge a região. “Isso nos colocará em um teste que nunca enfrentamos antes. É provavelmente o dia mais triste”, falou chorando. Minnis lembrou que 73 mil pessoas e 21 mil casas correm risco com a tempestade.
Minnis emitiu uma ordem de evacuação para residentes em áreas vulneráveis desde sexta-feira (31), mas observou que muitas pessoas não deram atenção a seus avisos. Em Guana Cay, a maioria dos moradores optou por ficar, apesar do apelo do primeiro-ministro. Troy Albury, um morador da ilhota, disse ao “The Nassau Guardian” que oito pessoas partiram a bordo de uma balsa no sábado, mas que cerca de 150 optaram por ficar.

Nas redes sociais, o presidente americano Donald Trump pediu que o mundo “ore pelas pessoas das Bahamas”.
Segundo o Centro Nacional de Furacões, o Dorian segue na direção oeste e deve atingir a ilha Grande Bahama ainda neste domingo (1º).
Nessas regiões, o nível das marés poderá ficar de 6 a 9 metros acima do normal. Com isso, além dos fortes ventos, as tempestades contarão também com “ondas grandes e destrutivas”, segundo o NHC.
Para o final da segunda (2) e o início da terça-feira (3), há a possibilidade de que o furacão chegue à Flórida.
De acordo com comunicado do órgão, a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/h e causar “uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas”.

“Esta é uma situação com risco de vida. Os moradores do local devem se abrigar imediatamente. Não se aventure se eles passarem em sua localização”, completo o órgão.
Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.
De acordo com o governo da Flórida, foram emitidas ordens de evacuação obrigatórias para as áreas costeiras dos municípios de Palm Beach, Martin, St. Lucie e Brevard. O Condado de St. Johns emitirá uma ordem de evacuação amanhã.
O governador DeSantis também determinou a suspensão de pedágios nas estradas.
Outras localidades dos EUA também devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm. Via G1

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
16/04 Ter
Máxima.: 36°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade