6 de junho de 2014

HEPP

O Rio Grande do Norte recebeu, recentemente, um dos equipamentos anunciados como parte do “legado da Copa” para a área de segurança pública. Com investimento na ordem de R$ 8 milhões do Governo Federal, o helicóptero Potiguar 1, da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi equipado com um imageador térmico aéreo. Entre as missões, o Potiguar 1 vai auxiliar na escolta das delegações e autoridades que estarão em Natal durante o evento esportivo.

As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Escola de Governo. O imageador chegou ao Estado há algumas semanas, mas foi apresentado à imprensa somente na manhã de ontem, dia 5. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, nos últimos dias, agentes da secretaria e da Polícia Militar do Estado (PM/RN) realizaram treinamentos e testes com o equipamento de alta tecnologia.

O imageador pode ser usado diuturnamente para filmagens à a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio térmico. O aparelho contém sistemas de mapas digitais, gravação e de transmissão de vídeo em tempo real. O sistema permite a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância e identificação de pessoas a 10 quilômetros. A transmissão de dados tem sistema com alcance superior a 50 quilômetros.

O equipamento foi instalado na parte externa do Potiguar 1, na parte dianteira da aeronave. O investimento de R$ 8 milhões é do Ministério da Justiça (MJ) através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

De acordo com o presidente da  Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN) e delegado da Polícia Federal, Paulo Henrique de Oliveira Rocha, o imageador será utilizado em várias missões. Entre elas, está o auxílio às escoltas das seleções e comboios de autoridades. “O equipamento será usado em vários momentos. No momento das escoltas, o helicóptero vai à frente do comboio para captar imagens do trânsito e, se necessário, informar sobre a necessidade de mudança de rota”, contou. “É um aparelho muito importante. O custo é mais elevado do que o próprio helicóptero e ficará aqui no Estado após a Copa”, ressaltou.

Entre as atividades da Polícia Militar onde o imageador pode ser usado, destaca-se a vigilância e patrulha aérea, comando e controle de operações especiais, apoio à perseguição e captura, monitoramento ambiental e monitoramento de trânsito.

BRITADOR SERIDÓ

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/03 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 15mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade