9 de abril de 2018

Chuvas ainda não foram suficientes para encher reservatórios de águas do RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O primeiro trimestre de 2018 mudou o cenário de seca em algumas localidades do Rio Grande do norte. A chuva ainda não foi sufuciente para mudar a situação dos reservatórios mais importantes do estado, mas já trouxe o verde de volta e um pouco de água para consumo humano e animal.
A cisterna de 16 mil litros, no quintal da agricultora Fátima Queiroz está cheia. Ela mora na comunidade Barragem, na zona rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Para ela, a chuva dos três primeiros meses do ano foi um alívio.
“A gente já ia se mudar, porque não tinha mais condição, sem água aqui. Agora a cisterna está cheia, graças a Deus”, diz Fátima.


Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Pau dos Ferros registrou um acumulado de chuva de 374 milímetros no primeiro trimestre. Cerca de 70% do que choveu em todo ano passado. Março foi o mês com maior número de precipitações.
sonora: Está chovendo bem melhor, esse ano já vai de 300 a 400 milímetros aqui na região”, diz o agricultor João Batista.

Distante 150 quilômetros de Pau dos Ferros, em Caicó, região Seridó potiguar, o agricultor Ivanilson da Silva também mantém a esperança de ver a sangria do açude Itans. O reservatório usado pra abastecer a cidade, dar de beber ao bichos e gerar renda para os pescadores está com apenas 1,5% da sua capacidade. E só chegou a esse nível por causa da chuva nos três primeiros meses do ano.

“Vem sempre dando aquela chuvinha, quase todo dia dá uma chuvinha boa, a terra ainda está molhada, a gente está animado, o açude sempre está tomando um pouquinho de água”, comenta.
No município, quatro pluviômetros fazem a medição da chuva. Um deles no próprio açude Itans. Somente neste ano, ele registrou 400 milímetros de chuva. Para se ter uma dimensão do que isso representa, ao longo dos 12 meses de 2017 caíram 558 milímetros na área do reservatório.G1rn

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
20/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 7mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade