19 de abril de 2019

O sonho de Damiana Barbosa (29) e Francisca Samara (22) de voltar a estudar está bem perto de se tornar realidade. Moradoras da comunidade indígena do Amarelão, em João Câmara, elas viram a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte se erguer diante de seus olhos nos últimos meses e, assim, puderam voltar a sonhar com um futuro profissional para além do beneficiamento de castanhas de caju.

A escola construída pelo Governo do Estado está praticamente pronta e vai levar educação de qualidade a 600 estudantes, com um plano pedagógico diferenciado e pautado nas especificidades dos povos indígenas. Longe das salas de aula desde quando eram adolescentes, Damiana e Francisca planejam uma nova vida de agora em diante.

“Parei na 7a série e não podia voltar porque tenho dois filhos e tinha que ir pra João Câmara todo dia pra escola. Com essa aqui vou poder terminar os estudos e procurar uma coisa melhor pra mim”, diz Francisca. Damiana divide com ela a tarefa de beneficiar castanha e reforça o coro. “Parei no Fundamental e voltar a estudar é como melhorar de vida. Com estudo tenho como encontrar um trabalho melhor”, emenda.

O líder comunitário José Carlos Tavares está feliz da vida com a escola. Um sonho que começou em 2005 e agora se tornou realidade. “É uma felicidade muito grande para nossa comunidade receber uma escola como essa, porque nossos estudantes não precisarão mais sair antes do almoço para ir estudar em João Câmara. Escrevemos à mão o projeto dessa escola em 2005, porque ainda não tinha computador na comunidade”, comemora.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
24/04 Qua
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade