5 de agosto de 2018

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) será a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes na disputa presidencial da eleição de 2018.
A informação sobre o nome da candidata a vice foi confirmada neste domingo (5) pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. A assessoria de imprensa da senadora confirmou que ela foi convidada para o posto e aceitou o convite.


O anúncio oficial da chapa do PDT será feito às 11h desta segunda-feira, na sede do partido em Brasília.
O convite foi feito à senadora na quinta-feira (2), mas a escolha do nome dela só veio à tona após o PSB desistir de apoiar a campanha de Ciro Gomes.
O ex-ministro tentava negociar uma aliança com o PSB. No entanto, em convenção nacional realizada neste domingo, o PSB aprovou o acordo costurado com o PT para não fazer nenhuma aliança formal na corrida ao Planalto.
Em troca, o PT apoiará candidatos do PSB aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco.
Perfil
Kátia Abreu era pecuarista e comandava fazendas no sul do Tocantins quando começou sua carreira política. Ela passou pelo antigo PFL e foi filiada a DEM, PSD e MDB. Ela começou a se tornar conhecida quando foi escolhida presidente do Sindicato Rural de Gurupi.
A primeira eleição que ela venceu foi em 2002, para deputada federal. Em 2006 se tornou senadora pelo Tocantins e foi reeleita em 2014.
Desde então, o único período em que ficou afastada do Senado foi enquanto esteve no comando do Ministério da Agricultura, durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de quem se aproximou durante o mandato da petista.
A senadora foi uma das principais defensoras de Dilma no processo de impeachment, o que acabou resultando em sua expulsão do MDB em 2017.
À época, ela também fez duras críticas ao presidente Michel Temer e se posicionou contra a reforma trabalhista e a reforma da Previdência, consideradas naquele momento prioritárias pelo governo federal. Ao decidir pela expulsão da parlamentar do partido, o Conselho de Ética do MDB entendeu que houve falta de decoro e insurgência contra a sigla.

Filiou-se ao PDT em março deste ano para disputar a eleição suplementar do governo de Tocantins, ficando em quarto lugar. Ela pretendia concorrer novamente ao governo em outubro, mas desistiu para concorrer a vice na chapa de Ciro Gomes.G1

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, ELEIÇOES 2018
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/03 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 15mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade