8 de janeiro de 2020

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio do secretário Getúlio Marques, justificou ao desembargador Vivaldo Pinheiro que a pasta não dispôs de tempo hábil para avaliar o processo de tombamento do Hotel Internacional dos Reis Magos (HIRM), localizado na Praia do Meio, em Natal. A justificativa ocorre em virtude da inserção de um novo laudo técnico inserido no processo no último dia três de janeiro.

De acordo com o secretário, “os novos elementos trazidos pelo processo traduzem a complexidade do tema e consequente manutenção ou não da estrutura do prédio, o que impossibilita que a secretaria conceda uma resposta no prazo previamente estabelecido.”

Apesar de a secretaria, junto com o Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte – órgão responsável por discutir o tema no âmbito estadual – ter se empenhado em discutir o tema com diversas instituições e grupos envolvidos na questão, o secretário Getúlio Marques considera que a discussão deve ser tratada em torno do novo Plano Diretor da capital.

“A Prefeitura Municipal do Natal, por anos consecutivos, se omitiu acerca da utilização de instrumentos legais previstos no Plano Diretor com relação à definição de tombamento ou não do hotel”, disse Getúlio ao defender que o debate é estratégico para o desenvolvimento da região, onde está localizado o prédio, bem como sua importância para o planejamento urbano de toda a cidade.

O desembargador Vivaldo Pinheiro, concedeu um prazo de 15 dias para a SEEC se manifestar sobre o destino do hotel, cujo prédio se encontra abandonado desde meados da década de 1990. Inaugurado em 1965, por iniciativa do Governo do Estado, o prédio funcionou por trinta anos como hotel de alto padrão. Terminou fechado em 1995 e foi adquirido pelo grupo Hotéis Pernambuco S/A posteriormente.

Getúlio destacou ainda que, mesmo antes da determinação do desembargador, a secretaria esteve empenhada em discutir o assunto, tendo sido realizadas diversas reuniões com instituições e grupos envolvidos na questão. No âmbito estadual, o tema tem sido tratado pelo Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN, RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/03 Qui
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 3mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade