CONTRUMAIS
6 de agosto de 2019

Os reumatologistas em atividade no Rio Grande do Norte estiveram reunidos no último fim-de-semana discutindo a atenção básica oferecida à população do estado. A III Jornada de Reumatologia do RN congregou profissionais de várias áreas da saúde para uma espécie de atualização no que diz respeito ao atendimento e tratamento das pessoas acometidas por doenças reumáticas, com destaque à chikungunya, que vem registrando altos índices nos últimos dias.

Para o presidente da Sociedade de Reumatologia do RN (SRRN), entidade que promoveu o encontro, é preciso que haja uma atenção maior sobre as doenças osteoarticulares na atenção primária. “Na verdade os profissionais da rede primária são os que têm primeiro contato com paciente. E muitas vezes eles mesmos podem iniciar o tratamento, assim como fazer o encaminhamento no tempo certo para a atenção terciária”, explicou o dr. José Hilton Nogueira Junior.

O reumatologista lembrou que atualmente, a população segue enfrentando problemas de todo o tipo como o pequeno número de profissionais, a dificuldade para a marcação de consultas, a realização de exames, mas que os reumatologistas trabalham diariamente na tentativa de driblar os problemas. “A jornada é um exemplo disso. Atualmente somos cerca de trinta especialistas no estado – alguns atuando no SUS – e não podemos ficar inertes diante da situação”, disse dr. José Hilton.
O dr. Francisco Neto, diretor científico da SRRN ratificou que o número de especialistas é aquém da quantidade de pacientes com queixas reumáticas: dores na coluna, nos ombros, osteoporose, lúpus. Dando destaque à chikungunya, que voltou com bastante força. “Os números da epidemiologia não mostram a realidade, mas não podemos negar que estamos enfrentando um número bastante significativo de casos”

A jornada aconteceu no auditório da Associação Médica do RN, e centenas de profissionais assistiram às palestras. A atividade é mais uma iniciativa da SRRN no sentido de manter a atenção sobre os profissionais médicos e ao mesmo tempo se aproximar da sociedade, oferecendo melhores serviços à nossa população.

JACSON DAMASCENO

Assessoria de Imprensa 
Postado por Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
Governo RN - Nota Potiguar
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Social
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
14/11 Qui
Máxima.: 36°c
Minima.: 21 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
INFINTY
RN EM DEFESA DA MULHER
União Play
Publicidade
Aqui RN
Rádio Estação Jovem