7 de outubro de 2019

A partir dessa segunda-feira (07), os postos de saúde de todo o Brasil começam a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. As crianças de seis meses até cinco anos incompletos serão o alvo da vacinação até o dia 25 de outubro. Depois disso, a partir do dia 18 de novembro, os jovens adultos de 20 a 29 anos serão o público-alvo para receber a proteção. O objetivo é vacinar mais de dois milhões e meio de crianças nessa faixa etária e mais de treze milhões e meio de jovens adultos.

Para isso, o Ministério da Saúde fez a maior compra de vacinas dos últimos 10 anos. Mais de 60 milhões de doses vão garantir o combate ao sarampo nos municípios. A novidade, neste ano, é o incentivo de R$ 206 milhões de reais que serão enviados aos municípios que cumprirem as metas estabelecidas pelo Governo, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“O município tem que ter criatividade, ele tem que ir à escola, ele gasta um pouco mais na gasolina, ele tem que ir numa rádio, o prefeito tem que se envolver, os vereadores tem que se envolver, a imprensa da cidade, às vezes ele tem que fazer um chamado. Ele tem que fazer as suas estratégias no campo municipal que é onde as pessoas moram. Normalmente a gente repassa um recurso para que eles possam fazer isso, é recurso fixo. Esse ano nós vamos colocar a mais para que a gente possa premiar o bom prefeito, a boa cidade, principalmente o que fizer 100%. Aquele que chegar e fala assim ‘aqui na minha cidade, as minhas crianças estão protegidas’. Essa prefeitura, essa secretaria de saúde merece ganhar mais”.

Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de crianças vacinadas contra o sarampo. A doença é uma infecção muito contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Saúde
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
24/04 Qua
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade