12 de novembro de 2014
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) apura se uma jovem de 19 anos morreu em decorrência do vírus H1N1 em Mossoró, na região Oeste do estado. A suspeita surgiu no Hospital Regional Tarcísio Maia, onde a vítima deu entrada no último domingo (9) e morreu na segunda-feira (10) após uma “evolução súbita de um quadro de síndrome respiratória”, segundo informou o diretor médico da unidade, Wedney Livânio.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (12), a Sesap esclarece que a suspeita da equipe médica foi baseada em sinais e sintomas detectados durante a tentativa de salvar a paciente, além do histórico apresentado pela jovem. “H1N1 é uma das suspeitas, mas existem outras hipóteses investigadas”, diz o diretor médico Wedney Livânio. De acordo com o diretor médico, a paciente deu entrada às 4h do domingo e morreu às 15h30 da segunda. “Chegou com relatos de dor abdominal, palidez e mal estar geral. Evoluiu para uma falta de ar e a paciente precisou ser entubada. Ela veio a óbito no dia seguinte”, relata.

Para o diretor médico, o ideal seria que o corpo tivesse passado por uma necropsia, mas a cidade não possui o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A Sesap afirma que amostras de secreção de nasofaringe foi coletada. As amostras foram enviadas para o laboratório regional da Sesap e os resultados devem ser entregues em um prazo de 15 a 20 dias. O Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, também receberá amostras.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A Sesap chama a atenção para as principais medidas de prevenção que são: lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Fonte: G1-RN

PAULINO

AGUARDEM VEM AI A PANIFICADORA NO SUPERMERCADO PAULINO !

SORR
Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
24/04 Qua
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade