5 de fevereiro de 2016
beijj

ilustração/g1rn

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) recomendou que mulheres grávidas “evitem beijar qualquer pessoa” durante o carnaval. A recomendação foi anunciada, junto a outra série de orientações, na tarde desta sexta-feira (5),após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectar potencial de transmissão do zika vírus através da saliva e da urina.

De acordo com as orientações divulgadas pela assessoria de comunicação da SMS, “a evidência da Fiocruz, que detectou potencial de transmissão por saliva e urina, ainda não traz base para que as pessoas deixem de ir ao Carnaval. Mas apenas para as gestantes, que têm potencial maior de contaminação, a recomendação é evitar locais com grande aglomeração. As grávidas são o principal grupo de risco para a doença, por conta da microcefalia”, diz o informe.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, as recomendações para as grávidas incluem “evitar beijar qualquer pessoa e evitar compartilhar de copos e talheres até que as pesquisas avancem”. A SMS ainda recomenda o uso de repelentes para as gestantes.

A orientação da secretaria vai de encontro a declaração do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta, no Rio de Janeiro, aformou que evitar beijo não é medida de saúde pública, apesar de ponderar o aumento do risco por meio do beijo. “O risco estará aumentando. Mas não temos isso (evitar o beijo) como uma medida de saúde pública, pelo amor de Deus. Pode beijar!”, disse.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Carnaval 2016, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/03 Qui
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 3mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade