Banner Governo
24 de agosto de 2019

Foto: João Gilberto

A Escola do Legislativo Potiguar, popularmente conhecida como Escola da Assembleia, completa 10 anos de atividade neste mês de agosto.

E, para marcar a data simbólica, será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (29) para homenagear nomes que contribuíram para o fortalecimento da instituição.

A propositura é do presidente da Casa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). O evento começará às 9 horas.

“O trabalho desenvolvido pela Escola é um orgulho para todos nós que fazemos a Assembleia Legislativa, principalmente pelo nível de excelência que tem atingido nos últimos anos. Nossa perspectiva é continuar fortalecendo este projeto que tanto contribui para a melhor qualificação dos nossos cidadãos, fomentando um leque de oportunidades profissionais para os que passam por lá”, disse Ezequiel Ferreira.

Na sessão solene, cada deputado indicou um nome para ser homenageado, todos com alguma ligação com a Escola da Assembleia. Ezequiel, por exemplo, homenageará o professor Mizael Araújo Barreto, primeiro diretor da instituição.

A instalação oficial se deu no dia 09 de março de 2009, com a oferta cursos de qualificação funcional e de formação cidadã. Ainda em 2009, o ILP foi credenciado pelo Governo Estadual para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).

Legado
O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) passou a integrar a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como Escola do Poder Legislativo Estadual, com a missão de “Promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo – através de serviços educacionais – para a formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para as funções e atribuições do Parlamento”, por meio de cursos de formação escolar, de cursos livres profissionalizantes e de outras formas de capacitação, de atualização e de treinamento.

A formação política, cidadã e profissionalizante constitui o foco central da educação legislativa, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento da qualificação dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade.

Agora, como Escola da Assembleia participa do Sistema Nacional de Ensino Legislativo, formado por órgãos educacionais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, de Assembleias Legislativas Estaduais, da Câmara Legislativa (DF), de Câmaras Municipais e de Tribunais de Contas Estaduais, articulado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL.
E como unidade estadual de ensino, vincula-se ao Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, através de credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu.

Postado por Cardoso Silva
Categorias: ALRN, Educação, RN
Governo RN - Nota Potiguar
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Social
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
Máxima.: °c
Minima.: °c
Chuva: mm
Probabilidade: %
INFINTY
RN EM DEFESA DA MULHER
União Play
Publicidade
Aqui RN
Rádio Estação Jovem