23 de março de 2020

É uma corrida desigual. Enquanto o vírus se multiplica rapidamente, os cientistas precisam de tempo para testar os remédios. Pesquisadores do mundo todo estão na briga contra o relógio. O primeiro passo para achar o tratamento certo é entender direito como o vírus se comporta quando está dentro do nosso corpo.

A maioria das pessoas diagnosticadas com Covid-19 tem só sintomas leves. Isso acontece porque, quando o vírus entra na gente, nosso corpo percebe e contra-ataca produzindo anticorpos. Só que nem sempre isso é suficiente. Quando ganha a corrida, o vírus de certa forma “escraviza” as nossas células para se reproduzir.

Mais de 200 testes de medicamentos já estão feitos em várias partes do mundo – e boa parte dos remédios que estão sendo testados já existem. É que eles foram desenvolvidos pra serem usados no tratamento de outras doenças, como ebola, aids, câncer e artrite – mas podem funcionar também para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Um dos mais promissores até agora é um remédio japonês para gripe. Os pacientes que receberam o remédio eliminaram o vírus em média quatro dias depois de contraí-lo, enquanto os que não foram medicados levaram onze.

Outro estudo feito na França utilizou hidroxicloroquina. Apesar dos alertas dos especialistas sobre a eficácia do tratamento, houve uma corrida às farmácias atrás do remédio – e quem precisa dele regularmente, ficou sem. A partir de agora, a hidroxicloroquina só poderá ser comprada com receita médica.

Embora seja difícil falar em prazo, os pesquisadores continuam em busca de um remédio “para ontem”. Já a vacina deve demorar pelo menos um ano e meio. Num mundo em que, dia após dia, fronteiras se fecham, a ciência tem passe livre pra unir nações num esforço comum.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Internacional, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade