20 de novembro de 2018

Gargalheiras, em Acari, aparece com risco de desabamento em relatório anual da ANA

Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que aumentou de 25 barragens, em 2016, para 45 em 2017 o número de áreas com risco de desabamento no país. A maioria está localizada no Norte e Nordeste, em estados como Acre, Alagoas e Bahia e Rio Grande do Norte. De acordo com os técnicos, há problemas de baixo nível de conservação, insuficiência do vertedor e falta de documentos que comprovem a estabilidade da barragem.

No Rio Grande do Norte, enfrentam problemas as barragens de Barbosa de Baixo (em Caicó), Riacho do Meio (Equador), Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Marechal Dutra “Gargalheiras” (Acari) e Calabouços (Passa e Fica).

As informações constam do Relatório de Segurança de Barragens 2017 (RBS), de 84 páginas, coordenado anualmente pela ANA, divulgado nesta segunda-feira (19). No período coberto pelo relatório foram identificados 14 episódios de acidentes e incidentes, sem registro de morte.

O RBS mostra ainda que alguns dos reservatórios têm recursos previstos para recuperação. No RN, a barragem Passagem das Traíras tem assegurado recursos da ordem de R$ 1,17 milhão. Já o Gargalheiras tem previstos R$ 2,8 milhões para reforma.

As barragens de Barbosa de Baixo e Riacho do Meio, que são de propriedade privada, assim como a barragem de Calabouço (estatal), não apresentam previsão de recursos para recuperação, segundo as informações que constam no relatório da ANA.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Mairton França, em contato com a reportagem do DE FATO, disse que a barragem Passagem das Traíras já teve a licitação para o projeto de avaliação dos danos concluída e em breve estará sendo assinada a ordem de serviço. Com relação à barragem de Calabouços, ainda não existem recursos no orçamento para abrir a licitação.

Já com relação ao Marechal Dutra “Gargalheiras”, ele disse que o reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “A obra do Gargalheiras é de responsabilidade do Dnocs. O departamento de fato já disponibiliza de recursos e não sei por que a obra não começou, mas não cabe a nós falarmos sobre isso. Sei que o Dnocs tem a intenção de ampliar e recuperar as fissuras que há na parede da barragem. O projeto está pronto e já poderia ter sido licitado. Mas, cabe ao órgão responder”, disse Mairton França.

Das 45 barragens, 25 pertencem a órgãos e entidades públicas, segundo a agência.

defato – Fabiano Souza/Da Redação

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Seridó
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/03 Qui
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 3mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade