Em artigo escrito para o Jornal de Hoje, o padre João Medeiros Filho deixou escapar que alguns bispos da da Regional Nordeste II da CNBB ficaram surpresos com a indicação do padre Antônio Carlos Cruz Santos como novo bispo de Caicó. Ele ainda citou o alerta feito pelo papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, no Rio para justificar a escolha de Dom Antônio para a diocese.
“Prestai atenção a fim de que os candidatos sejam Pastores [letra maiúscula] próximos do povo: este é primeiro critério. Pastores próximos do povo! Aquele que é um grande teólogo, tem uma mente brilhante, que vá para a Universidade, onde fará muito bem”, teria dito o Santo Padre.
Como havíamos noticiado, logo após a nomeação, muito se especulou na imprensa potiguar de que existia uma disputa velada entre os atuais bispos de Natal, de Mossoró e o bispo emérito de Caicó, Dom Heitor, que teriam seus pupilos preferidos e queriam emplacá-los como novo bispo. Não rolou. Veio Francisco, com seu estilo humilde e renovador para os atuais padrões da Igreja Católica, e escolheu Dom Antônio, justamente porque ele esteve sempre perto do povo, já que exerceu seu sacerdócio, não em santuários ou paróquias importantes, mas em igrejas de periferia do Rio de Janeiro e Minas Gerais.