10 de setembro de 2023

Um estudo publicado na revista “Sports Medicine” revelou que caminhar de dois a cinco minutos após as refeições pode diminuir o nível de açúcar no sangue.

Além disso, ficar em pé após comer também pode ajudar, “mas não tanto quanto colocar um pé na frente do outro”, afirmou um dos autores da pesquisa, Aidan Buffey, do departamento de educação física e ciências do esporte da Universidade de Limerick, na Irlanda.

“Pausas intermitentes em pé ao longo do dia e após as refeições reduziram a glicose em média 9,51% em comparação a ficar sentado por muito tempo. No entanto, caminhar intermitentemente em baixa intensidade ao longo do dia produziu maior redução de glicose, em uma média de 17,01%”, disse Buffey à CNN.

“Isso sugere que interromper a sessão prolongada com pausas em pé e caminhadas leves ao longo do dia é benéfico para os níveis de glicose”, acrescentou.

Caminhada curta já é suficiente

A pesquisa, publicada em fevereiro de 2022, analisou sete outros estudos que compararam o impacto de sentar, ficar em pé e caminhar nos níveis de insulina e de açúcar no sangue do corpo.

As pessoas que participaram dos estudos tiveram que ficar em pé ou caminhar por dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos ao longo de um dia inteiro.

“Entre os sete estudos revisados, o tempo total de atividade durante a observação foi de aproximadamente 28 minutos, com pausas para ficar em pé e para caminhar levemente variando de 2 a 5 minutos”, disse Buffey.

Foi observado que ficar em pé é melhor se sentar quando o assunto são os níveis de açúcar no sangue. No entanto, isso não ajuda a reduzir a insulina na corrente sanguínea.

Por outro lado, uma curta caminhada após as refeições faz com que o açúcar no sangue suba e desça de forma mais gradual, além de deixar os níveis de insulina mais estáveis ​​do que ficar em pé ou sentado.

Impedir o aumento dos níveis de açúcar no sangue é bom para o corpo, uma vez que grandes picos e quedas rápidas podem aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas, segundo especialistas.

Estudos demonstraram que os níveis de açúcar no sangue aumentam entre 60 e 90 minutos após as refeições, por isso é melhor se movimentar logo após terminar de comer.

CNN Brasil

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade