2 de agosto de 2023

Agosto traz consigo um importante marco para a saúde materno-infantil: a campanha Agosto Dourado, de incentivo à amamentação, e a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), iniciativa internacional que, em 2023, tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Vicência Monalisa, mãe de primeira viagem, relata as dificuldades vivenciadas na gestação e no período inicial da amamentação, “tive deslocamento de placenta durante a gestação e isso me levou a sair do meu emprego, para ficar totalmente de repouso, passei um período na enfermaria de alto risco aqui da Januário Cicco e tive minha filha antes do tempo, mas com muita paciência e dedicação estou vencendo cada etapa”

E completou: “O início da amamentação para mim foi doloroso, até ela se acostumar a mamar, pegar o peito, deu muito trabalho e o auxílio da equipe foi fundamental para que hoje a gente possa estar aqui bem e esperando ir para casa”, concluiu.

Envolvidos em apoiar e proporcionar um ambiente favorável para que todas as mães possam vivenciar esse ato de amor e cuidado com seus filhos, a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Universitário Ana Bezerra, unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvem, ao longo deste mês de agosto, programação direcionada a mães pacientes e acompanhantes, pais, puérperas, mães colaboradoras, gestantes e profissionais da atenção básica.

Na Maternidade Escola Januário Cicco, serão realizadas, de 1º a 07 de agosto, rodas de conversa nos setores com profissionais, pacientes e acompanhantes, abordando o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2023. A programação também contempla reunião cientifica sobre “Amamentação e mães que trabalham: reflexão sobre o retorno às atividades laborais”, marcada para o dia 03 de agosto, às 7h30, no Anfiteatro Prof. Leide Morais.

Já no dia 09, às 10 horas, ocorre a solenidade de lançamento do Selo Comemorativo ao Aleitamento Materno dos Correios em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em seguida, palestra sobre “Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, com Ana Zelia Pristo, da coordenação do Banco de Leite Humano da MEJC.

Ainda ao longo do mês de agosto, a unidade hospitalar realizará atividades educativas com os profissionais sobre “Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC). Além disso, vai estimular o registro de elogios direcionados aos profissionais que apoiam o aleitamento materno.

Programação no HUAB

No Hospital Universitário Ana Bezerra, a programação em apoio ao Agosto Dourado e à Semana Mundial do Aleitamento Materno começa com a realização da roda de conversa “Rede de Apoio: com Foco na Participação Paterna”, uma iniciativa do projeto de extensão Maternar. A atividade ocorre de 1º a 11 de agosto, tendo como público-alvo gestantes do pré-natal de alto risco.

A programação na unidade hospitalar prossegue com a realização do “Game Incentivando o Aleitamento Materno”, de 14 a 18 de agosto, numa iniciativa da Residência Multiprofissional e do Comitê de Aleitamento Materno, tendo como público-alvo profissionais da unidade hospitalar. Também, de 14 a 18 de agosto, serão realizadas ações de aconselhamento sobre os riscos decorrentes do uso de bicos, chupetas e mamadeiras, iniciativa de profissionais odontólogos do hospital direcionada a profissionais da UTIN do HUAB.

Outro movimento do hospital será a realização da roda de conversa “Amamentação X Volta ao Trabalho”, que ocorrerá de 14 a 25 de agosto por meio do projeto de extensão Maternar, voltada para gestantes do pré-natal de alto risco. Já de 14 a 31 de agosto, está marcada a ação “Aplicação Prática dos Métodos de Transição: Favorecendo o Aleitamento Materno”, da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano e de fonoaudiólogas do hospital, tendo como público-alvo profissionais do HUAB.

Será realizada, ainda, na unidade hospitalar, de 14 a 31 de agosto, pelo projeto de extensão AMAR, a roda de conversa “Manejo em Favorecimento ao Aleitamento Materno”, voltada para puérperas. E a ação “Direitos das Mães que Amamentam”, direcionada para gestantes e profissionais da atenção básica. Já de 21 a 31 de agosto ocorrerá o evento “Aconselhamento em Aleitamento Materno”, realização de psicólogas do hospital, voltado para profissionais do HUAB.

Aleitamento Materno

O leite materno é um alimento tão rico para o recém-nascido, que é preconizado ser a nutrição exclusiva do bebê até os primeiros seis meses de idade, não havendo necessidade sequer de dar água ou chás, por exemplo. Oferece inúmeros benefícios fisiológicos, com adequadas quantidades de nutrientes e elementos que fortalecem a imunidade.

Além disso, o ato de mamar estimula o desenvolvimento motor, neurológico e afetivo do recém-nascido e o vínculo dele com a mãe. Já há evidências científicas de que, mesmo quando administrado pela mãe por via de sondas, nos casos em que o bebê não consegue sugar ou deglutir ainda, a evolução terapêutica e nutricional para o bebê é bastante significativa.

A Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Universitário Ana Bezerra promovem assim as boas práticas da amamentação, a capacitação e a mobilização de profissionais de saúde sensíveis à importância do “alimento padrão ouro”. As unidades estão ainda empenhadas no atendimento direto a usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio, respectivamente, do banco de leite e do posto de coleta que disponibilizam ao público usuário.

Tribuna do Norte

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
10/05 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade