O Rio Grande do Norte vacinou apenas 17,25% das crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, contra a poliomielite, até a manhã desta segunda-feira (10), segundo dados do sistema do Ministério da Saúde. A campanha tem data prevista para encerramento na próxima sexta-feira (14), com meta de imunizar 95% do público alvo.
Das 167,7 mil doses previstas, pouco mais de 28,9 mil foram aplicadas até agora. A campanha começou no dia 26 de maio.
No caso de Natal, capital do estado, o percentual de cobertura estava ainda menor e a cobertura vacinal não passava de 3,8% do público alvo até 4 anos na manhã desta segunda, segundo o painel do ministério para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite – 2024. Das 36,4 mil doses esperadas, pouco mais de 1,3 mil tinham sido aplicadas.
Os especialistas alertam para o risco de volta da doença, com a baixa imunização da população.
A poliomielite é uma doença causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, atinge o sistema nervoso central e provoca paralisia, principalmente nas pernas – a paralisia infantil. A vacina da gotinha é apontada como única forma de evitar a doença.
Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Diana Rego, os estados estão em negociação para tentar ampliar o prazo da campanha. g1 RN