As visitas do candidato ao governo do estado Araken Farias (PSL) a municípios do interior têm surpreendido os eleitores. Em sua última passagem por Caicó, o candidato destacou pontos importantes de seu projeto para o município. Um deles é a desativação do presídio Desembargador Francisco Pereira, o Pereirão.
Araken FariasDe acordo com Araken, esta é uma medida a ser adotada em todas as cidades do estado nas quais os presídios ficam muito próximo às áreas residenciais. O objetivo é evitar que as comunidades vizinhas convivam constantemente com o medo de rebeliões ou fugas em massa.
“Algumas vezes essas pessoas são obrigadas a conviver com os próprios presos ou parentes deles, que em alguns casos, servem de ‘mulas’ para levar drogas, celulares e outros objetos para os apenados”, explica. A ideia seria, portanto, realocar as penitenciárias para áreas mais distantes, para que promovessem menos riscos a população.
Além da segurança, a saúde é outro ponto crítico contemplado pelo candidato. O Hospital do Seridó, que atende aos caicoenses, passa por sérias dificuldades. A manutenção é feita prioritariamente com recursos do SUS, porém, não há investimento em equipamentos ou material humano, como médicos e enfermeiros.
A proposta de Araken é transformar a unidade em Hospital Escola, para que haja uma captação maior de recursos. “Com essa transformação, poderemos captar verbas federais e estaduais, além da própria formação de profissionais”.
Araken defende ainda a criação de cooperativas para os agricultores, principalmente para os pequenos. De acordo com ele, a situação destes, que já é delicada, muitas vezes acaba agravada por causa da dependência das prefeituras para conseguir equipamentos, como o trator para o arado das terras. Com a organização entre si, seria possível trabalhar em sistema de rodízios e ajuda mútua.
Kallyna Kelly