9 de abril de 2024

As chuvas registradas nas últimas semanas causaram o atraso da construção da parede da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, no Oeste potiguar, segundo afirmou a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (8), o estado recebeu mais R$ 46 milhões para a obra.

A nova etapa de serviços, para fechamento do paredão de concreto, iria começar neste mês de abril. Porém, a barragem está sangrando e o nível da água nas última semanas impossibilita as obras no local, segundo o governo. A altura atual da parede é de 28 metros e a previsão é de que ela chegue aos 42 metros.

Antes previsto para julho, o prazo de conclusão foi adiado para o segundo semestre.

Segundo o governo estadual, mesmo com o atraso, o prazo final de construção da barragem e das obras sociais segue previsto para dezembro deste ano. Oiticica está com 95% das obras concluídas.

Mesmo incompleta, a barragem já tem capacidade de armazenar 75 milhões de metros cúbicos de água. Quando for encerrada, ela poderá guardar até 598 milhões de metros cúbicos, se tornando o terceiro maior reservatório do estado.

Oiticica faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste. A conclusão de Oiticica integra os investimentos na área de infraestrutura hídrica incluídas no PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal.

O reservatório foi projetado para beneficiar 800 mil moradores de 43 municípios potiguares, principalmente na região Seridó.

Segundo o governo, os R$ 46 milhões disponibilizados nesta segunda-feira (8) serão aplicados na conclusão da parede da barragem, além de obras nas Agrovilas e serviços

complementares, como estradas de acesso e implantação da rede de energia elétrica.

Por g1 RN
Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
30/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade