2 de janeiro de 2024

Um trajeto de mais de 2,5 mil quilômetros para percorrer em 20 dias de estrada. Tudo isso de bicicleta. É dessa forma que quatro ciclistas iniciaram o ano de 2024 no Rio Grande do Norte: saindo de Natal, capital do estado, com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A viagem começou na madrugada desta terça-feira (2), por volta das 4h. A previsão de chegada é no dia 21.

O quarteto é formado pelos potiguares José Laércio Gomes (61), Augusto Dantas (52) e Zito Dantas (71), e pelo paraibano Sebastião Azevedo (63).

O grupo é apaixonado pelas “cicloviagens” – termo criado para os apaixonados por longos percursos de bicicleta. Em comum, também carregam o amor pelo desafio e a fé católica, que motivou o destino final dessa viagem.

Considerado uma espécie de líder do grupo, José Laércio tem vasta experiência em viagens de bicicleta de longa distância. “Eu faço bastante esses pedais que eu chamo de pedal da fé”, resumiu.

Sobre as duas rodas da bicicleta, ele já conheceu as estátuas de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), e também visitou a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA).

Preparação

Toda a preparação física foi feita com treinamentos constantes durante o ano. Mas a cabeça também vai precisar estar bem, conta Laércio, para suportar as dores e dificuldades nesses dias, além de um olhar atento para os perigos das rodovias.

O grupo pretende pedalar em média 180 quilômetros por dia – durante 20 dias sem parar. A tendência é começar sempre por volta das 4h e terminar às 17h ou, no máximo, 18h, para descansar em seguida em pousadas pelo meio do caminho.

“Evitando sempre pedalar a noite. A gente só pedala quando realmente tiver algum imprevisto”, contou José Laércio. “É esquecer que existe sol, chuva. Mas o nosso maior desafio mesmo é a estrada. A gente tem que andar com cuidado com os carros. Não é brincadeira”, diz Laércio.

g1-RN
Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/04 Dom
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade