17 de junho de 2022
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) voltou a reabrir leitos de Covid por causa do aumento de casos da doença no Rio Grande do Norte. Em duas semanas de junho, o número de casos é o triplo do registrado em maio.
Medidas sanitárias voltaram a ser reforçadas. O uso de máscaras já voltou a ser recomendado em locais fechados pelo Estado e pela prefeitura de Natal, e, nas escolas estaduais, passou a ser obrigatório novamente.

Nas últimas 24 horas, foram 571 casos de Covid registrados, segundo o boletim epidemiológico da Sesap. No dia anterior, haviam sido 667 notificações. Números que não se comparam ao registro de mais de 4 mil casos por dia que o RN chegou a ter em maio de 2021, por exemplo, mas que servem como alerta de uma maior atenção à doença.
Nas duas primeiras semanas de junho, o estado registrou 2.699 casos. Durante todo o mês de maio, foram 845 casos da doença.
Por este motivo, a Sesap começou a reabrir leitos de Covid que já haviam sido revertidos para o tratamento de outras doenças. Nesta semana foram reabertos três leitos clínicos em Apodi; seis clínicos e dois de estabilização em Pau dos Ferros; e quatro leitos de UTI e cinco clínicos no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Há ainda a previsão de abertura de seis leitos críticos e 14 clínicos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, nos próximos dias.
O governo do estado acredita que ainda não é necessária uma ampliação na proporção como houve em outros momentos da pandemia porque a maioria do casos tem sido leves e ainda não há fila de espera para leitos críticos.
“Nós temos, sim, todos os preparativos para a ampliação de leitos destinados para a Covid, caso se faça necessário. Aliado a isso, é fundamental que a gente conclame a população novamente a aderir ao processo de vacinação, completar o esquema vacinal”, comentou a governadora Fátima Bezerra ao ser questionada sobre a reabertura dos leitos, logo após a reunião do Consórcio Nordeste, em Natal.
Segundo a plataforma Regula RN, atualmente o estado tem 53 leitos de UTI para Covid em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (16), 19 estavam disponíveis.
Em maio do ano passado, o RN chegou a ter mais de 400 leitos Covid. De acordo com a Sesap, parte foi transformada em leito de UTI para outras doenças e parte foi desativada, com equipamentos encaminhados para outros leitos já existentes que precisavam de substituições.
Atenção em Natal
Na rede pública da capital, no momento não há leitos de UTI Covid para adultos. Somente seis leitos de enfermaria, no Hospital dos Pescadores – apenas um estava disponível nesta quinta-feira, segundo o Regula RN.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal aponta que 95% dos casos registrados de Covid na cidade tem sido leves, mas, se o cenário mudar, o município teria dificuldade de reabrir leitos de UTI, pois a reabertura agora dependeria apenas de recursos próprios, já que o estado de emergência por causa da pandemia foi revogado pelo governo federal no mês passado.
Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
GOVERNO MARÇO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/03 Qui
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 3mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade