21 de fevereiro de 2024

Os casos de dengue no Brasil já superam o registrado no pico da epidemia em 2023. De acordo com dados do Ministério da Saúde, três semanas de 2024 tiveram números de casos superiores à semana de ápice no ano passado.

Os dados do ministério mostram que as semanas epidemiológicas 4 (21 a 27 de janeiro), 5 (28 de janeiro a 3 de fevereiro) e 6 (4 a 10 de fevereiro) registraram mais de 130 mil casos de dengue. No pico de 2023, foram observados 111.840 casos prováveis.

Em 2023, o ápice de casos foi registrado na semana epidemiológica 15, de 9 a 15 abril. O ano passado foi o segundo com maior número de casos prováveis desde 2010. Foram contabilizados 1.658.816 casos.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (20), o Brasil contabiliza 688.461 casos prováveis de dengue. O número é superior ao total registrado nos anos de 2017, 2018 e 2021. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 315%.

Entre os casos, 5.561 são de dengue grave e com sinais de alarme. Ao todo, 122 óbitos por dengue já foram confirmados no ano.

Regiões com mais casos

 

O boletim também apresenta as regiões com maior incidência de dengue no país. De acordo com os dados, o Centro-Oeste é a região que lidera o ranking, seguido pelo Sudeste.

Entre os estados do Centro-Oeste, o Distrito Federal é o que contabiliza o maior número de casos prováveis, com 80.979 registros. O segundo lugar é ocupado por Goiás, com 42.407 casos.

á no Sudeste, Minas Gerais é o estado que lidera o número de casos prováveis, com mais de 230 mil casos. O valor é mais do que o dobro registrado por São Paulo, segundo estado da região em quantidade de casos.

O Nordeste é a região do país com menor incidência de casos de dengue.

Divisão por faixa etária

 

Os dados do Ministério da Saúde evidenciam a uniformidade com que a dengue atinge as diferentes faixar etárias. As pessoas entre 20 e 29 anos são as que registram maior incidência da doença. Mas a incidência é pouco superior ao registrado nas demais faixas etárias.

Já com relação aos casos graves da doença, o boletim mostra que os idosos são o grupo mais suscetível a desenvolver a forma grave de dengue. A maior incidência de casos graves se concentra na faixa etária de 80 anos ou mais, seguida pela faixa de 70 a 79 anos.

Tipos de dengue no Brasil

 

A partir dos dados referentes a exames laboratoriais realizados para identificar a dengue, o ministério também mapeou quais são os sorotipos do vírus com maior circulação no país.

A dengue do sorotipo 1 é a mais presente no Brasil, sendo registrada em todos os estados. Na sequência, é observado o sorotipo 2, em 24 estados e no Distrito Federal.

Há a circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue no território nacional, mas somente Minas Gerais registrou, até o momento, a presença de todos os sorotipos atuando simultaneamente.

🦟O vírus possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Por Júlia Carvalho, g1

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/04 Dom
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade