16 de março de 2022

A Corte Internacional de Justiça, em Haia, determinou nesta quarta-feira (16) o fim das operações militares russas na Ucrânia. A recomendação foi obtida em uma votação de 13 votos favoráveis e 2 contrários. Também hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que destinará mais auxílio para os ucranianos e afirmou que a guerra na Ucrânia nunca será uma vitória de Vladimir Putin. Assista a repercussão ao vivo acima na programação da CNN.

Antes da fala de Biden, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursou no Congresso americano e disse que o país precisa da ajuda dos americanos com exclusão aérea, o envio de armas ou aumento de sanções contra os russos. Ele pediu ainda que todas as empresas dos EUA deixem a Rússia e sugeriu a criação de uma nova “aliança de países responsáveis” com força para interromper conflitos”.

“Lembrem-se do ataque (japonês) a Pearl Harbor (em 1941), e do World Trade Center (2001)“, disse Zelensky ao Congresso. “Estamos passando pelo mesmo agora. É muito pedir uma zona de exclusão aérea por vidas? Se for muito, oferecemos uma alternativa… Sabemos o tipo de defesa que precisamos. Sabemos o que é preciso na batalha, de um sistema que defenda nosso povo. Aeronaves que ajudem a Europa… A Ucrânia é grata por tudo o que os Estados Unidos têm feito por nós, que nos ajuda a pressionar o inimigo economicamente… Mas precisamos de mais”.

A Rússia atacou não apenas a nós, não apenas nossa terra, não apenas nossas cidades. Entrou em uma ofensiva brutal contra nossos valores, valores humanos básicos… Ele (Putin) jogou tanques e aviões contra nossa liberdade, contra nosso direito de viver livremente em nosso próprio país, escolhendo nosso próprio futuro. Contra nosso desejo de felicidade, contra nosso sonho nacional, assim como os mesmos sonhos que vocês têm, vocês, americanos. Apenas como qualquer outra pessoa nos Estados Unidos Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

“As guerras do passado fizeram com que nossos antepassados criassem instituições, mas precisamos de novas alianças”, declarou o ucraniano. Ele propôs um molde de “união de países que tenham força e consciência de interromper conflitos imediatamente, trazendo assistência em 24 horas com armas, com sanções, com apoio político e financeiro, para estabilizar a paz rapidamente”. “Essa união poderia dar assistência àqueles que vivem desastres naturais”, disse, e citou a pandemia de Covid-19 como um exemplo de mobilização com a qual tal aliança poderia se empenhar.

Enquanto as negociações entre as delegações russas e ucranianas prosseguem nesta quarta-feira (16), a capital da Ucrânia, Kiev, está sob toque de recolher de 35 horas após explosões atingirem prédios residenciais. Cercada por tropas russas, Kiev está em alerta para novos ataques aéreos. Será permitido que as pessoas circulem apenas para entrar em abrigos antiaéreos. Nas primeiras horas desta quarta, um prédio residencial de 12 andares perto do centro de Kiev foi atingido por um bombardeio russo, de acordo com o serviço de emergência da Ucrânia.

A Rússia disse nesta quarta que as “negociações de paz” com a Ucrânia não são fáceis, mas que há alguma esperança de chegar a um compromisso e que a “neutralidade para a Ucrânia” está sendo seriamente discutida.

“As negociações não são fáceis por razões óbvias”, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, à RBC News. “Mas, no entanto, há alguma esperança de chegar a um compromisso.”

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
19/04 Sex
Máxima.: 35°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade