11 de outubro de 2019

Ao participar da abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte, que está sendo realizada durante todo o dia de ontem (10) na Escola de Governo, a governadora Fátima Bezerra destacou que a assistência social deve estar associada principalmente aos serviços de saúde, educação e segurança. Ela falou que o tema do evento – “Assistência social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação social” – é bastante pertinente porque reafirma o compromisso desta gestão com as políticas de assistência social para a população do estado.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte – Ceas/RN, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e reúne profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Sabemos de nosso papel enquanto governo, que é nosso dever garantir os serviços essenciais para a população, mas destaco aqui o papel dos municípios na oferta e também na fiscalização desses serviços através do SUAS – Serviço Único de Assistência Social”, afirmou Fátima.

Ela agradeceu o empenho da equipe da Sethas, capitaneada pela secretária Iris Oliveira, e pela sua adjunta, Josiane Bezerra, que atua com muita dedicação e está desempenhando um trabalho bastante sério.  “Estamos trabalhando com afinco, corrigindo distorções e irregularidade nos nossos programas sociais, como o do leite, dos restaurantes populares e do Transporte Cidadão”, enfatizou Fátima.

A governadora informou que o estado está ampliando as políticas de assistência estudantil para a UERN (Universidade Estadual do RN), destinando recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para a instituição. “Procuramos realizar a inclusão social também no campo da educação, porque entendemos que muitos dos alunos da nossa UERN vêm de famílias de baixa renda”, esclareceu.

Após a fala da governadora, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, atual membro da Frente Nacional em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e da Seguridade Social, fez uma palestra acerca do tema da conferência. O evento está reunindo cerca de 300 pessoas entre delegados municipais, estaduais e convidados. Durante a programação, serão eleitas as prioridades políticas para os diversos níveis de governo, além de serem avaliadas as ações governamentais na área da assistência social. A plateia também é composta por representantes de diferentes organizações civis que representam usuários, trabalhadores e entidades de assistência social.

Além de contar com a presença de Fátima Bezerra, a mesa de abertura da Conferência foi composta pela secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira; a ex-ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Márcia Lopes; o promotor Giovani Rosado (Ministério Público Estadual); do presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coebemas), Francisco “Touchê” de Assis dos Santos Júnior; Ieda Fernandes (representando as entidades de assistência social); Míriam de Oliveira (representando a UFRN); Rafael Ribeiro (representando os trabalhadores); e Vanilson Torres (representando os usuários do sistema de assistência social).

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
30/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade