10 de agosto de 2023

Os seis presos por suspeita de envolvimento no assassinato de Fernando Villavicencio no Equador são todos estrangeiros. O candidato à Presidência foi morto a tiros na capital Quito, na noite de quarta-feira (9/8).

A informação foi repassada pelo ministro do Interior equatoriano, Juan Zapata. “Em várias incursões no setor Conocoto e no sul da cidade [de Quito], foram detidos seis indivíduos: Andrés M., José N., Adey G., Camilo R., Jules C., Jhon R., todos estrangeiros”, informou.

Segundo pesquisa publicada pelo jornal El Universo, Fernando Villavicencio aparecia como 5º colocado na corrida pelo Palácio de Carondelet, sede do governo. O também jornalista investigativo era conhecido por apoiar as causas indígenas e trabalhistas.

Villavicencio, que foi sindicalista e tinha o jornalismo investigativo como profissão, se definia como um centrista e pertencia ao movimento de centro Construye, apesar de originalmente ser da esquerda moderada.

As investigações que fez sobre corrupção o tornaram, porém, um dos mais ferrenhos inimigos do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017) — associado à esquerda. Há algumas semanas, ele apresentou denúncias de irregularidades em contratos estatais.

Uma das investigações jornalísticas dele levou Correa ao banco dos réus. A reportagem, feita em parceria com o colega de profissão e amigo Christian Zurita, revelou uma rede de corrupção que pôs o ex-presidente e membros de seu governo na corda bamba por receberem propina de empresários.

É por essa razão que Correa, que está refugiado na Bélgica e a quem Villavicencio se referia como “o fugitivo”, foi condenado à revelia a oito anos de prisão.

Com informações de R7 e Metrópoles

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
03/05 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade