13 de maio de 2023

Numa demonstração da valorização das tradições religiosas como parte do patrimônio cultural de Parnamirim, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da Missa em comemoração ao dia da padroeira do município, Nossa Senhora de Fátima. A cerimônia religiosa aconteceu neste sábado (13), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, igreja matriz da cidade, e foi celebrada por Dom Jaime Vieira Rocha.

“As tradições religiosas são parte essencial do nosso patrimônio cultural, e reconhecer sua importância é valorizar a diversidade e a riqueza de expressões que compõem a identidade de uma região. A participação nessas celebrações é uma forma de fortalecer os laços comunitários e cultivar os valores de fraternidade, solidariedade e respeito ao próximo”, afirmou a governadora.

O evento religioso faz parte das festividades à Nossa Senhora de Fátima, que neste ano completa 71 anos de celebrações na cidade. A programação teve início no dia 1º de maio e culminou neste sábado, dia dedicado à santa. Durante essas duas semanas, os fiéis participaram de diversos eventos e atividades religiosas.

O tema das comemorações deste ano é “Vida e Fraternidade”, com o lema “Maria Ajuda-nos a Promover a Solidariedade”. Através desse tema, busca-se refletir sobre a importância da vida e da solidariedade na sociedade atual.

“Nossa Senhora de Fátima é uma figura venerada por milhões de pessoas em todo o mundo, e seu exemplo de amor, bondade e intercessão nos inspira a buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a chefe do executivo estadual.

Em sua tradicional mensagem, a governadora disse que amanheceu o dia lembrando da sua mãe, Luzia Mercês do Amaral, parteira, pelas mãos de quem nasceram muitas crianças, especialmente das mães mais vulneráveis social e economicamente. “Então, com a benção de Nossa Senhora de Fátima, minha madrinha, que nós tenhamos amanhã  um dia das mães com muito amor, saúde e paz no coração. Que nossa senhora de Fátima continue nos iluminando. Viva Nossa Senhora Fátima, viva o povo de Deus”.

Além da Missa, a programação do dia também inclui uma feijoada e a tradicional Procissão às 17h30. Esses eventos são aguardados ansiosamente pelos moradores e atraem centenas de fiéis durante as duas semanas de festividades, o que contribui para impulsionar a economia local.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 A paróquia foi instituída em 1º de abril de 1952, em uma ocasião especial, quando se celebravam os 50 anos da aparição de Fátima. Desde então, a festa tornou-se uma tradição enraizada na comunidade local.

No ano passado, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu uma homenagem especial da Câmara Municipal de Parnamirim.

Durante a pandemia da Covid-19, as festividades sofreram adaptações para garantir a segurança dos fiéis. As novenas e a programação dos finais de semana passaram a ser transmitidas pelas redes sociais da paróquia, permitindo que os devotos acompanhassem as celebrações de suas casas. Com o arrefecimento da pandemia, a paróquia voltou a receber fiéis, inclusive de outras regiões do país e até de outros países, ressaltando a devoção universal a Nossa Senhora de Fátima.

A programação da festa incluiu a recitação dos terços, missas diárias, carreata e novenas. Esses momentos de oração e reflexão reuniram a comunidade em torno da fé e da devoção à padroeira.

Além das celebrações tradicionais, está prevista para o dia 28 de maio a peregrinação de Nossa Senhora de Fátima pelas paróquias de Parnamirim. Esse momento permitirá que a imagem da santa percorra diferentes igrejas, fortalecendo ainda mais os laços de devoção e fé entre a comunidade religiosa.

As festividades de Nossa Senhora de Fátima em Parnamirim representam não apenas uma celebração religiosa, mas também um marco histórico e cultural na região. A devoção à padroeira une os fiéis em torno da fé, reforçando a importância da religiosidade e do respeito às tradições.

Além da governadora, participaram da cerimônia religiosa a secretária estadual Iris Oliveira (Sethas), o prefeito de São Gonçalo de Amarante, Eraldo Paiva, a vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, e o vereador do município de Parnamirim, Ítalo Siqueira.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN, RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
30/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade