9 de março de 2024

Duas das principais obras de recursos hídricos em andamento do Rio Grande do Norte foram visitadas neste sábado (09) pela governadora Fátima Bezerra. Foram elas as adutoras do Projeto Seridó, que vão levar água para os municípios da região, e a Barragem Oiticica, que será concluída no final do primeiro semestre deste ano.

O projeto Seridó é composto por seis sistemas adutores, divididos em dois eixos (Norte e Sul), segmentados em cinco etapas cada um deles. Planejado pelo Governo do Estado, que fez o projeto executivo, e executado pela Codevasf com investimento inicial de R$ 600 milhões, o empreendimento levará segurança hídrica para a região pelos próximos 50 anos, beneficiando 300 mil habitantes em 22 municípios do Rio Grande do Norte.

Ao todo são 300 quilômetros de adutoras. O primeiro trecho, da Armando Ribeiro até Jucurutu, está praticamente concluído; os demais em construção. “Esse projeto sempre foi uma das principais prioridades do nosso governo pela importância estratégica que ele tem de garantir segurança hídrica para a região, garantir água para Currais Novos, Acari, enfim, para os municípios do Seridó. Sempre foi uma prioridade, tanto que o projeto executivo foi elaborado pelo Governo do Estado, contando com a participação da Agência Nacional das Águas”, destacou a governadora.

No trajeto para Jucurutu, Fátima inspecionou as obras de um dos trechos do Projeto Seridó, o T4-Norte, derivação São Vicente a Currais Novos, cuja construção foi antecipada diante da possibilidade de o sistema de abastecimento de Currais Novos e Acari entrar em colapso a partir de março por falta de água no Açude Dourado e no Gargalheiras.

No início de fevereiro, os dois reservatórios estavam com menos de 2% da capacidade e a Companhia de Água e Esgotos (CAERN) já buscava alternativas. Com as chuvas que caíram após o carnaval, o risco de colapso já não existe. “Isso é planejamento. Não podemos ficar esperando só pela natureza. Tínhamos de agir e agimos. Graças a Deus, o Dourado agora tem água, o Gargalheira está recebendo água das chuvas. Mesmo sem o risco de desabastecimento, vamos manter o ritmo acelerado nesse trecho”, reforçou a governadora.

Barragem

Parte importante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, a Barragem Oiticica está com 95% das obras físicas concluídas. O governo também trabalha em outros projetos complementares, como a construção de estradas e eletrificação e a instalação de mais duas agrovilas para abrigar as pessoas que moram na área inundável do reservatório.

A capacidade total de armazenamento de água é de 598 milhões de metros cúbicos. Está com 75,5 milhões, que é a capacidade atual. Na semana passada, o ponto de transbordamento foi atingido e a água começou a descer em direção à Barragem Armando Ribeiro, de onde será captada a água para alimentar as adutoras do Projeto Seridó.

Diante da cachoeira formada pela água que desce pelo trecho que serve de “sangradouro”, a governadora destacou a importância de Oiticica para o desenvolvimento do Estado e o compromisso do governo de implantar projetos de geração de renda e empregos para milhares de pessoas utilizando de forma sustentável as águas de grandes reservatórios públicos, como em Santa Cruz, em Apodi, e Umari, em Upanema.

                                                                        Como parte da agenda administrativa no Seridó, a governadora Fátima Bezerra visita, no final da tarde deste sábado, a unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) que está sendo construída em Jardim de Piranhas. 

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN, RN, Seridó
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade