9 de agosto de 2023

O resgate à cidadania e promoção à justiça à pessoa idosa com políticas sociais. É isso que o Governo do Estado, por meio da SETHAS, está fazendo às pessoas em situação de vulnerabilidade ao cofinanciar Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIS).

As palavras são da governadora Fátima Bezerra ao assinar convênios hoje convênios com três ILPIs, a Associação Espírita Enviados de Jesus (Lar da Vovozinha), Instituto Juvino Barreto e Centro Pastoral Nossa Senhora da Conceição, no valor anual de R$ 720 mil por meio de edital público para 39 vagas de acolhimento.

O termo, disse a governadora, assegura o fomento e apoio às instituições selecionadas que prestam relevante serviço à saúde e à vida das pessoas idosas do Rio Grande do Norte. “É um reconhecimento às instituições por se dedicarem a dar apoio às pessoas idosas, e o estado, enquanto ente federativo, tem mais que agradecer e fazer todo esforço para cooperar e chegar junto. E é isso que nós estamos fazendo.”

De acordo com a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, com a assinatura do termo, o Governo do Estado vira uma página de omissões das gestões anteriores que não apoiavam as ILPIs. “É no governo Fátima Bezerra que esse apoio se inicia”.

O secretário-ajunto da SETHAS, Adriano Gomes, destacou que a iniciativa do Governo do Estado em cofinanciar instituições é imprescindível para atender a parte da população que necessita o acolhimento feito pelas ILPIS.

As instituições quando acolhem um idosos não sabem as histórias que vêm por trás como situações de negligência, de violência, de empréstimos não autorizados, explicou Romildo Martins, advogado do Instituto Juvino Barreto.

Zilmar Paulino, do Lar da Vovozinha, disse que a assinatura do termo de cooperação é um reconhecimento do Governo do Estado. “Estamos muito felizes com essa contemplação”. Lila Carvalho, também do Lar da Vovozinha, disse que encara o convênio como um novo desafio para a instituição e os recursos vão ser investidos em reforma e adequação do prédio para melhorar o acolhimento aos idosos.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade