16 de março de 2021

O Governo do Estado se reuniu ontem segunda-feira (15) com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeitos de várias regiões para apresentar os dados epidemiológicos dos últimos dias e debater a continuidade das medidas restritivas à circulação de pessoas em todo o território potiguar. Tanto o Brasil quanto o Rio Grande do Norte vivem o pior momento da pandemia de Covid-19 e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o estado está muito próximo de completar quatro mil óbitos pela doença.

A governadora Fátima Bezerra destacou que a reunião de hoje foi mais uma entre tantas que estão sendo realizadas cotidianamente ao longo da pandemia, sempre em busca do diálogo e de ouvir as demandas e sugestões dos municípios. A chefe do Executivo reforçou que o país vive um momento em que se recomenda medidas mais restritivas nos próximos dias em todo o território nacional e também deu uma boa notícia: as negociações para aquisição de 37 milhões de doses da vacina Sputnik para os estados do Nordeste estão aceleradas.

“Considerando o quadro de emergência nacional que vivemos, moverei montanhas para trazer vacina aos 167 municípios do RN. A previsão é de que essas doses cheguem em abril. Não vamos perder essa oportunidade”, disse a governadora, emendando que mais duas entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde estão previstas para chegar ainda esta semana ao RN.

A reunião teve início com uma apresentação dos dados epidemiológicos, feita pela subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho. “Estamos com uma média móvel de 100 solicitações de leitos Covid por dia e na última semana atingimos o recorde de 148 solicitações diárias. Observamos também um aumento diário no número de óbitos nos últimos dias. Quanto menos medidas restritivas adotamos, mais esses indicadores pioram”, anunciou a subsecretária.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro, lembrou que o objetivo principal da reunião foi, além de apresentar os dados preocupantes, discutir a continuidade das medidas restritivas, já que o último decreto editado pela governadora Fátima Bezerra vence na próxima quarta-feira (17). “Queremos ouvir os municípios e pactuar como serão os próximos dias”, disse Mineiro.

O presidente da Femurn e prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, mais conhecido como Babá, demonstrou preocupação com os números, considerando como “assustadores”, e informou que a Femurn criou seu próprio comitê científico para se juntar aos comitês do Estado e da Prefeitura de Natal nas discussões. “Temos as mesmas preocupações do Governo e queremos um decreto que seja referência para todos os municípios do Estado”, disse.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou da reunião e se colocou à disposição para dialogar com o Governo e somar esforços para minimizar os efeitos da pandemia na capital. Já o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado de reunir os prefeitos e ouvir as sugestões dos municípios. “É um momento muito importante de escutar a população e nós estamos na base. É fundamental agora conter essas aglomerações e incrementar as fiscalizações nos municípios”, acrescentou Bezerra.

Lyane Ramalho também informou que o Governo do Estado planeja abrir mais 66 leitos na Região Metropolitana de Natal nos próximos dias. Mas o vice-governador Antenor Roberto aproveitou para fazer um alerta: há uma grande quantidade de jovens chegando aos leitos de UTI e sendo entubados. “Estamos vivendo um momento terrível. A vacina chegou muito lentamente no Brasil, tornando possível a replicação do vírus. Nosso país está chamando atenção do mundo inteiro. Independente de posição política, este é o quadro”, disse.

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, defendeu a tomada de medidas mais duras nos próximos dias e destacou que o município está com o comércio fechado e órgãos públicos sem funcionar há uma semana. “Ainda assim, as coisas estão se agravando”, destacou. O prefeito Reno Marinho, de São Rafael, reforçou que o momento é de unir esforços e ampliar o diálogo.

Uma reunião técnica de planejamento está agendada para a manhã desta terça-feira (16) e uma segunda às 15h, já com a minuta do novo decreto para ser discutida com os prefeitos de todo o Estado.

Também participaram da reunião de hoje o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, e a secretária de Turismo Aninha Costa, além do prefeito de Patu, Rivelino Câmara.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN, RN
FAO
Comentários
  1. ja que não construio hopital de campanha com odinheiro que recebeo do governo federal dê un auzilio aos que estão passabdo fome,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
17/05 Sex
Máxima.: 35°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade