1 de agosto de 2021

O governo federal reconheceu situação de emergência em quatro municípios do Rio Grande do Norte. As cidades na lista sofrem com a estiagem ou pela seca.

Segundo o governo, Caraúbas registra estiagem. E Caiçara do Rio do Vento, São Tomé e Serra Negra do Norte encaram a seca, que é uma falta de chuva mais prolongada que a estiagem.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, por meio de procedimento no S2ID, o sistema integrado de informações sobre desastres.

Karine Lopes, Diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica os passos para solicitar o estado de emergência.

“No sistema, o ente preenche o FID, que é formulário de informação do desastre, e remete o decreto e a solicitação motivando o reconhecimento federal.”

Após reconhecida a situação de emergência, a cidade pode utilizar o recurso para ações de resposta, que incluem a compra de bens e a reconstrução da infraestrutura pública danificada.

Além dos municípios nordestinos, o MDR reconheceu situação de emergência por seca em Padre Carvalho, em Minas Gerais e em outros três municípios do Sul do país por outros desastres naturais.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/04 Dom
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade