10 de fevereiro de 2023

O Governo do RN lançou nesta quinta-feira (09), em parceria com o Departamento Intersindical Estatística e Estudos Intersindicais (Dieese-RN), o Observatório de Trabalho e Políticas Sociais do Rio Grande do Norte. Por parte do governo, a ferramenta será coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e tem a duração inicial de um ano. Os estudos feitos pelos técnicos resultam em estatísticas que serão usadas pelo Governo do RN para direcionar novas ações e políticas públicas.

O Observatório está funcionando desde outubro do ano passado e alguns dos dados coletados foram apresentados à governadora Fátima Bezerra, em uma reunião com representantes do Dieese-RN e da Sethas, na tarde desta quinta-feira, na governadoria.  “Trata-se de uma ferramenta muito importante por tanto que ela vai qualificar, para que a gente avance na implementação de políticas públicas com eficiência, políticas públicas de caráter inclusivo”, avaliou a governadora.

A titular da Sethas, Íris Oliveira, também ressaltou a importância do lançamento. “A partir de agora a gente tem um instrumento que vai produzir dados, informações para subsidiar ações e estudos sobre a demanda do mercado de trabalho, para que o estado possa formular políticas voltadas para o emprego e renda”, destacou.

Os dados estarão disponibilizados nas páginas virtuais da Sethas, do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RN) e do próprio Dieese-RN. Até agora, dois produtos já foram publicados pelo observatório: “Boletim bimestral I Mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Norte” e “Estudo Temático Mercado de trabalho e desigualdade racial no Rio Grande do Norte”.

O diretor-técnico do Dieese nacional, Fausto Augusto Silva, participou do lançamento e parabenizou a governadora pela iniciativa. “A possibilidade de se discutir a questão do trabalho, a questão da renda, das diferenças regionais no próprio estado é o grande desafio deste observatório”, destacou.

Durante a reunião a chefe do executivo fez um pedido especial para que o Dieese avance em estudos que incluam o advento da troca da matriz energética no país e o potencial do RN para exploração da energia eólica, observação que contou com a concordância dos diretores do departamento intersindical.

Além dos já citados, participaram da reunião da apresentação Virgínia Ferreira (SEGRI), Guia Dantas (GAC), Josiane Bezerra (SETHAS), Edvânia Freitas, coordenadora do SUAS, Melaynne Macedo, técnica do observatório, Ediran Teixeira – coordenador do DIEESE/RN, Pedro Damásio – diretor do DIEESE no RN e Jaqueline Magalhães, coordenadora do Trabalho e Renda do RN.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Governo do RN
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/04 Dom
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade