16 de outubro de 2023

Com o objetivo de visibilizar a luta e a resistência das comunidades camponesas seridoenses, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) irá realizar atividades voltadas para os agricultores familiares da região. A ação é desenvolvida pelo grupo de pesquisa Semiar  – Territórios do Semiárido, em parceria com a instituição Cáritas Diocesana de Caicó.

Intitulada 1° Encontro Territórios do Semiárido, a ação acontecerá entre os meses de outubro e novembro, e serão desenvolvidas atividades, como rodas de conversa, feira de agricultura familiar, além de exibição de documentário. Os encontros, que serão realizados presencialmente na cidade de Caicó, terão a participação de trabalhadores rurais e, também, de outras pessoas interessadas nas temáticas, como estudantes, servidores e representantes de movimentos sociais.

O coordenador do Semiar e professor do Ceres, Leandro Cavalcante, esclarece que a ação dialoga diretamente com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, no que diz respeito à contribuição para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, com a sustentabilidade socioambiental, com a democracia e com a cidadania. Para o docente, momentos como esses visam contribuir com o diálogo e o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

A partir disso, como primeira atividade, será realizada, na próxima quarta-feira, 18, às 7h, uma feira de agricultura familiar. A ação acontecerá na Praça de Convivência do Ceres, com a comercialização de produtos advindos de agricultores familiares e da economia solidária do Seridó. O momento contará, ainda, com a venda de artigos de artesanatos, além de apresentações culturais.

Já no dia 25 de outubro, a partir das 7h30, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, serão realizadas rodas de conversas destinadas a agricultores familiares do Seridó. “Teremos uma importante partilha de experiências sobre os desafios e as potencialidades da agricultura familiar, responsável por produzir mais de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras”, salienta o professor Leandro Cavalcante.

Para finalizar a ação extensionista, acontecerá, no dia 1° de novembro, às 14h, no Anfiteatro do Ceres, o seminário Ventos malditos – Energias renováveis e injustiça ambiental no Semiárido. O encontro contará com a exibição do documentário Vento Agreste, de  João do Vale, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), além de rodas de conversa  com agricultoras e participantes de movimentos sociais sobre os impactos da energia eólica no Seridó.

“Com a atividade, pretendemos discutir acerca do cenário de injustiça ambiental e violação de direitos humanos diante do avanço das energias renováveis sobre comunidades camponesas e áreas de mata nativa no Semiárido, com destaque para os rebatimentos da energia eólica no Seridó Potiguar”, salienta Leandro Cavalcante.

Além da comunidade externa, todas as atividades serão abertas, também, para discentes e docentes da UFRN. Não será necessário realizar inscrições prévias. Para mais informações, os interessados podem consultar o Instagram do Semiar.

 

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Seridó
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade