6 de dezembro de 2023

Um helicóptero da Força de Defesa da Guiana com oito soldados a bordo foi dado como desaparecido nesta quarta-feira (6) na região de Essequibo, reivindicada pela Venezuela.

Fontes do governo e do alto escalão militar, citadas pela mídia guianense, disseram que não suspeitam de que o desaparecimento do Bell 412 esteja relacionado a um ataque.

O helicóptero, uma aquisição recente, era pilotado por um veterano militar e estava viajando de Ekereku para Olive Creek, na região de Essequibo.

As más condições climáticas, que agora estão dificultando a busca pela aeronave, podem ter sido a causa do desaparecimento.

Uma equipe de busca e resgate foi enviada para a região.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse nesta quarta-feira (6) que a Força de Defesa está “em alerta máximo” e em contato com aliados militares em outros países, incluindo os Estados Unidos, sobre a crise com a Venezuela.

Ali denunciou o plano de ação elaborado pela Venezuela como “uma ameaça iminente” a sua integridade territorial e à paz mundial e propôs “medidas de precaução” para proteger o país, como levar o assunto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Essa declaração foi feita depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lançou na terça (5) um plano que inclui a concessão de licenças para a exploração de petróleo e o destacamento de militares para cidades próximas à área em disputa.

Além disso, o governo venezuelano criticou nesta quarta-feira o fato de a Guiana ter “dado sinal verde para a presença” do Comando Sul dos EUA em Essequibo, um território de quase 160 mil quilômetros rico em recursos naturais.

R7

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
28/04 Dom
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 5mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade