5 de setembro de 2023

Uma idosa de 90 anos que trabalhava como doméstica em uma casa no Grajaú, na Zona Norte do Rio, foi resgatada por uma força-tarefa que envolve o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e Emprego e agentes da Polícia Federal. O resgate aconteceu no dia 22 de agosto, após uma denúncia anônima.
Segundo os órgãos envolvidos, a vítima é a trabalhadora doméstica mais idosa encontrada em condição de trabalho análogo à escravidão no Brasil. Ela não tinha nenhum vínculo trabalhista registrado.

A idosa, que não teve o nome divulgado, trabalhava para a família há 50 anos, e como empregada doméstica há 16 anos. Ela também cuidava de outra idosa, de mais de 100 anos, que é mãe da sua antiga empregadora.

Ela trabalhava, de acordo com a fiscalização, em condições análogas à escravidão, com direito a jornada exaustiva, e não voltava para sua própria casa desde dezembro de 2022.

O Ministério Público do Trabalho firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os empregadores para regularizar questões trabalhistas e previdenciárias. Auditores fiscais calcularam as verbas rescisórias em R$ 30 mil.

A Polícia Federal seguirá com as investigações das infrações penais cometidas.

Operação Resgate III

 

A operação Resgate III foi tema de uma coletiva de imprensa em Brasília nesta terça-feira (5) e reuniu órgãos de combate ao trabalho escravo para diversos resgates.

No total, foram 532 resgatados em todo o país, sendo 9 no Rio de Janeiro, só em agosto de 2023.

Ao todo, mais de 70 equipes de fiscalização participaram de 222 inspeções em 22 estados e no Distrito Federal.G1

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
03/05 Sex
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade