13 de abril de 2024

Os Estados Unidos afirmaram na sexta-feira (12) que há uma grande chance de Irã retaliar Israel pelo ataque ao consulado iraniano na Síria, em que morreram generais da Guarda Revolucionária do Irã. O presidente Joe Biden afirmou que isso deve acontecer logo.

Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, Israel está em alerta para um possível ataque direto do Irã ao seu território, que pode ocorrer no sábado (veja mais abaixo).

O Irã tem o maior número de mísseis do Oriente Médio, segundo o gabinete do diretor do serviço de Inteligência Nacional dos EUA.

O país afirma que os mísseis são um instrumento de dissuasão –ou seja, para fazer com que países rivais mudem de ideia ao pensar em atacar—e também de retaliação contra seus inimigos geopolíticos, como os Estados Unidos e Israel.

Os mísseis do Irã

 

Segundo a Associação para o Controle de Armas, dos EUA, os mísseis iranianos são, em grande parte, baseados nos designs das armas desenvolvidas na Rússia e na Coreia do Norte.

Em junho do ano passado, o país apresentou seus primeiros mísseis balísticos hipersônicos, segundo a agência de notícias oficial IRNA. Mísseis hipersônicos são mais rápidos —eles chegam a velocidades equivalentes a cinco vezes a velocidade do som, e são capazes de fazer trajetórias complexas, o que dificulta sua interceptação.

Na última semana, a agência de notícias semioficial ISNA publicou um gráfico que mostra nove mísseis do Irã que, de acordo com o texto, têm capacidade de atingir Israel. Entre eles, estão:

  • ‘Sejil’, que pode voar a 17 mil km por hora e tem um alcance de 2.500 quilômetros.
  • ‘Kheibar’, com alcance de 2.000 kms.
  • ‘Haj Qasem’, com alcance de 1.400 kms (esse foi nomeado em homenagem ao comandante das forças Quds Qasem Soleimani, que morreu em um ataque dos EUA em Bagdá, no Iraque, há quatro anos). g1
Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
30/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
União Play
Publicidade