16 de janeiro de 2024

Conheça a história do estudante potiguar que mesmo passando por uma grande frustração em 2022 soube superar o fato e este ano obteve, estudando em casa, uma das 6 notas mil do RN na redação do Enem 2023

Em 2023, João Pedro — que é de Ipueira, município que faz divisa com a Paraíba e fica a 308 quilômetros da capital do RN — fez novamente o Enem levando consigo o peso do que lhe aconteceu. Nesta terça-feira (16), tudo isso se desfez: logo que foi possível acessar as notas, “depois de atualizar a página milhões de vezes”, João Pedro conseguiu acessar o resultado da redação e ficou sem palavras: o candidato que foi eliminado em 2022 é uma das 6 nota mil do RN na redação do Enem 2023. Além dele, apenas outras 59 pessoas no Brasil alcançaram essa pontuação.

Leia também:

No caso de João Pedro, há mais alguns detalhes importantes que precisam ser registrados: ele sempre estudou em escola pública; é ex-aluno do Instituto Federal de Educação do RN, em Caicó; e se preparou para o Enem 2023 usando principalmente a internet. Isso mesmo: João Pedro estudou usando conteúdos gratuitos na web e um cursinho on-line cuja mensalidade não custou R$ 30 e no qual ele fazia simulados uma vez por mês.

Toda essa historia foi contada pelo próprio “nota mil” na tarde desta terça-feira em conversa com o NOVO. Ele explicou que em 2022 achou muito cansativa a rotina de conciliar o fim do ensino médio com os estudos para o Enem. E que após ter sido eliminado, ficou por um tempo frustrado consigo mesmo e teve de se reprogramar para poder enfrentar novamente o exame.

Para isso, ele entrou em um cursinho de física e o resto da preparação foi toda feita em casa, usando a internet e materiais que ganhou da família e amigos. Além disso, houve um outro ingrediente: muita cobrança por parte de si mesmo. “Falhar um dia de estudo para mim era uma coisa terrível”, conta.

O tempo passou, o Enem chegou. Embora se sentisse preparado para a prova de redação, no dia do exame, ele conta que a ansiedade bateu. Desconfiou que talvez não tivesse dado a atenção devida e que isso ia pesar. A ansiedade foi tanta que ele sequer fez o rascunho da prova. Tanto que não lembra bem o que escreveu e só poderá falar sobre isso quando receber o “espelho” do exame.

“Muitas coisas lá na hora da prova eu nem escrevi em rascunho. Muitas coisas eu elenquei na mente e já escrevi direto. Não tenho o rascunho”. Ao todo, durante o ano, João Pedro fez 12 simulados de redação, todos com tempo cronometrado. Com relação a leituras, ele diz que gosta de ler, mas que seu estilo preferido não é a foicção, mas sim os livros de conhecimentos específicos , como filosofia.

João Pedro é filho de um agricultor e de uma dona de casa. Mora com os pais e um irmão mais velho, que já cursa Ciências Contábeis. A família possui um sítio, fruto de um assentamento de reforma agrária no município de São José de Espinharas, na Paraíba, vizinho a Ipueira.

Agora, passado o Enem, o “nota mil do RN na redação do Enem 2023” quer se dedicar o máximo possível nessa nova etapa da sua vida. O curso? João pedro, que fez eletrotécnica no IFRN, quer ser advogado. E quer se dedicar a esse seu sonho da melhor maneira que puder. “O futuro é fazer o que posso para ter uma boa jornada na universidade. Fazer o que puder para me destacar e, principalmente, na área de pesquisa, que é a que eu gosto”, diz.

Para os que ainda vão enfrentar a redação do Enem, o “nota mil” tem um conselho: “A pessoa tem de ter uma rotina consistente. Tem de acreditar. Eu nunca deixei de acreditar que a nota mil seria possível. Se muita gente tirou, eu também poderia”. E pôde.

Segundo o Inep, João Pedro é uma das 60 pessoas no Brasil que conseguiram o feito. No Enem 2022, 18 pessoas conseguiram a nota máxima na redação. O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A nota da redação, devido ao seu peso significativo na pontuação final e seu papel como critério de desempate em vários programas universitários, é decisiva para a aprovação dos candidatos.

O Rio Grande do Norte registrou seis notas máximas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, sendo cinco na rede privada e uma na rede pública. O desempenho dos alunos potiguares foi o melhor do Nordeste e o segundo melhor do Brasil, empatado com o Piauí, que também somou seis notas 1 mil. No país, o melhor resultado foi o do Rio de Janeiro, com 7 notas máximas na redação.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Educação, RN, Seridó
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade