25 de março de 2024

Desde outubro do ano passado, estão sendo realizados em Jucurutu procedimentos para a correção do freio lingual (estrutura anatômica da cavidade bucal) em bebês. Nesta segunda-feira, 25, novos atendimentos foram efetivados em crianças até os três meses de idade.

Importantes para garantir a movimentação adequada da língua e evitar futuros prejuízos na vida dos pacientes, as cirurgias de frenectomia têm acontecido na UBS Maria das Graças dos Santos, situada na Vila Santa Isabel, onde atua a cirurgiã-dentista Ruhany Cristinne.

Apesar de não ser uma ação de competência da Atenção Primária, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva e viabiliza a prática, uma vez que dispõe de profissional com especialidade na área.

A intervenção cirúrgica “é agendada a partir da necessidade, após a realização do teste da linguinha [obrigatório em maternidades] e feito o encaminhamento”, esclareceu a secretária Mirelle Antunes.

“Quanto mais cedo, mais tranquilo o procedimento, às vezes nem sangra.” Ainda de acordo com Ruhany, em recém-nascidos, não há uso de anestesia, somente a utilização de uma pomada tópica.

Bebês com a conhecida “língua presa” desenvolvem diversos problemas, como dificuldades de amamentação e, consequentemente, uma baixa no peso. Essa condição também é prejudicial à deglutição, respiração e fonação.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde, Seridó
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade