4 de outubro de 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estima que a apuração dos votos no primeiro turno das eleições deste ano deve ser concluída até as 22h do próximo domingo, 7. A votação acontece das 8h às 17h em todo o Estado, e o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas que têm entre 18 e 70 anos.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia, o processo de totalização dos votos será mais rápido no pleito deste ano por causa da instalação de 176 pontos de transmissão dos resultados. A partir desses locais, os dados das urnas serão encaminhados para Natal, onde fica a central de apuração.

Segundo Marcos Maia, a instalação dos pontos de transmissão foi uma forma encontrada pelo TRE-RN para compensar o provável atraso no encerramento da votação, já que o eleitor deverá votar em seis candidatos este ano (deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente – nesta ordem).

“Será uma eleição de seis telas. Então, temos o tempo para o eleitor ser habilitado pelo mesário, o tempo em que o eleitor passa na cabina e o tempo de um eleitor para o outro. Em algumas seções, a votação deve terminar perto das 19h”, disse o secretário, em entrevista à 94 FM nesta quinta-feira, 4.

Apesar da projeção de atraso, o secretário de TI da Justiça Eleitoral informa que o eleitor deve se dirigir a sua seção até as 17h. “Apenas os que estiverem na fila até 17h poderão votar. Neste horário, são distribuídas fichas”, conta Marcos, que sugere que os eleitores levem uma “cola”, com os números dos seus candidatos. “Facilita e agiliza muito a votação”.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: ELEIÇOES 2018, RN
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
23/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 8mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade