4 de abril de 2024

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira (4), após a recaptura dos dois fugitivos do presídio federal de Mossoró (RN), que eles buscavam escapara para o exterior. Lewandowski também disse que os fugitivos tiveram auxílio de comparsas de facções na fuga.

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro.

Nesta quinta, foram encontrados em Marabá (PA), 50 dias depois e a 1.600 km de distância.

“Obviamente, foram ajudados por criminosos externos e tiveram auxilio de seus comparsas e organizações criminosas”, afirmou Lewandowski.

“Os fugitivos estavam em um verdadeiro comboio do crime. Foram apreendidos 3 carros e diversas armas”, continuou o ministro.

De acordo com Lewandowski, desde o início das operações de recaptura, 14 pessoas foram presas por terem ajudado os fugitivos.

Os dois presos recapturados vão voltar para o presídio de Mossoró, que teve a segurança reforçada e a direção trocada.

Risco de ida para o exterior

 

Segundo Lewandowski, as autoridades haviam identificado risco de fuga de Rogério e Deibson para o exterior. O ministro não relatou para qual país.

“Sabíamos que iriam para o exterior, não temos todas as informações”, contou.

 

Ele também ressaltou o fato de a recaptura ter ocorrido sem ferimentos aos fugitivos e aos policiais.

“Houve esboço de reação, com fuzil apontado para nossos policiais. Mas estava lá grupo de pronta intervenção que agiu e permitiu que não tivesse reação”, disse.

Mudança de estratégia

 

Lewandowski também relatou que a recaptura ocorreu após as autoridades mudarem de estratégia sobre as buscas.

“Depois de algumas semanas de busca no local, nós mudamos de estratégia quando soubemos que não estavam mais nas proximidades da penitenciária de Mossoró. Tínhamos enviado para lá além das forças de segurança, cerca de 100 integrantes da força nacional”, explicou.

Prazo para captura

 

Questionado sobre uma eventual demora na recaptura dos presos — 50 dias — Lewandowski afirmou que o tempo é condizente com um país de dimensões continentais.

“Envidamos todos os esforços possíveis, estivemos bem próximos da captura. É preciso lembrar que estamos lidando com o crime organizado, são altamente organizados. Me parece um prazo razoável, segue paradigmas internacionais, num país de dimensões continentais”, justificou. g1

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Brasil, RN
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
30/04 Ter
Máxima.: 34°c
Minima.: 23 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade