28 de fevereiro de 2022

Líderes do Grupo dos Sete principais países industrializados farão uma ligação às 13h15 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (28) com o secretário-geral da Otan, chefes da União Europeia e líderes da Romênia e da Polônia, disse a Itália.

O gabinete do primeiro-ministro Mario Draghi disse em comunicado que os líderes da Itália, França e Alemanha, juntamente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, realizarão uma ligação subsequente às 16h30.

Na última quinta-feira, países membros da Otan na Europa Oriental – Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia – acionaram o Artigo 4º da organização para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia. A cláusula versa sobre possíveis ameaças à integridade e segurança de qualquer um dos Estados membros.

“As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”, diz o artigo 4º do tratado. A consulta pode levar a uma ação coletiva entre os 30 membros da Otan.

No dia seguinte, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou, pela primeira vez na história, a ativação da Força de Resposta da aliança.

Com potencial de envolver até 40 mil soldados, a medida defensiva trata-se de uma “força multinacional altamente preparada e tecnologicamente avançada composta por componentes terrestres, aéreos, marítimos e Forças de Operações Especiais que a aliança pode mobilizar rapidamente, sempre que necessário”.

Enquanto o conflito escala, ucranianos fogem da guerra em direção a países vizinhos, em especial Polônia e Romênia. Segundo o Itamaraty, há cerca de 100 brasileiros que, nos documentos oficiais do Ministério das Relações Exteriroes, constam como presentes no território do país. Cerca de 80 já conseguiram se deslocar para países fronteiriços.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Internacional, Mundo
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
27/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 2mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
União Play
Publicidade