3 de julho de 2022

Os transplantes de medula óssea no Rio Grande do Norte tiveram um aumento de 32,9%. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), publicação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Estado passou de 97 pessoas que receberam o transplante em 2020, para 197 no ano passado.

Segundo o Hospital Rio Grande, referência no transplante de medula óssea no Norte e Nordeste, já foram realizadas 68 operações deste tipo de janeiro a 29 de junho deste ano. O número é comemorado por médicos e pacientes, que têm um avanço na saúde graças ao processo.

Existem dois tipos de transplante de medula. No chamado autólogo, as próprias células-tronco do paciente são removidas antes da quimioterapia, e depois transplantadas no paciente. Esse é o tipo mais comum, segundo o médico hematologista James Maciel. Já o transplante alogênico é feito de um outro doador, que pode ser um familiar. “Geralmente é um irmão, filho ou pai, ou do Banco de Medula”, diz o médico.

“Para o transplante autólogo, eu não tenho que aguardar disponibilidade de doador, já que é a própria medula do paciente. O paciente tem só que passar por uma avaliação médica, confirmar a indicação do transplante e fazer alguns exames preparatórios na avaliação global”, comenta Maciel.

Para a cirurgia, o primeiro passo é a retirada das células-tronco que são necessárias para o transplante, com o recebimento de uma quimioterapia de alta intensidade. “Essa quimioterapia é que vai ajudar a matar o câncer de medula ou câncer linfático. E essa quimioterapia é tão forte que poderia também matar de forma definitiva as células que produzem os elementos do sangue. É por isso que ele tira o sangue antes para fazer uma reserva”, explica o hematologista.

Hoje, segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, Rogéria Medeiros, dois hospitais do Estado estão aptos a fazer esse tipo de operação: além do Rio Grande, o Hospital São Lucas também está credenciado.

Tribuna do Norte

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
GOV ABRIL
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
20/04 Sáb
Máxima.: 34°c
Minima.: 25 °c
Chuva: 7mm
Probabilidade: 67%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade