8 de outubro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou nesta sexta-feira (08) a transferência de 20 pacientes para o Hospital de Campanha. Esses pacientes estavam no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel aguardando por cirurgia ortopédica.

Com a transferência, eles vão aguardar pela cirurgia no Hospital de Campanha. Quando houver a definição do procedimento, eles serão transferidos novamente.

“Esses pacientes, que estão esperando cirurgia sem perspectiva de realização, estão sendo transferidos para outra ala, com médico para atender, para fazer o tratamento adequado e posteriormente serão contrarregulados para o hospital onde farão a cirurgia”, explicou Cláudio Macedo, coordenador do Samu Natal.

Ainda de acordo com ele, a transferência para o Hospital de Campanha, uma das referências no tratamento à covid-19 em Natal, não traz riscos de infecção para esses pacientes.

“Somente há pacientes com covid-19 na UTI e o local onde eles estão é uma ala reservada, com todos os cuidados para que não exista nenhum um risco para esses pacientes que estão vindo”, acrescentou.

De acordo com a SMS, as cirurgias em hospitais particulares conveniados já foram retomadas nessa quinta-feira (07). A pasta informou que 19 procedimentos já foram realizados após o retorno.

As cirurgias em pelo menos dois hospitais estavam paralisadas após os contratos entre as instituições e a prefeitura não terem sido renovados. A situação foi utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) para justificar a lotação e a alta demanda no Walfredo Gurgel.

“A demanda e a espera de pacientes por cirurgias ortopédicas, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, aumentou consideravelmente devido à não renovação dos contratos do Município de Natal com os hospitais privados citados, visto que cada unidade realizava oito cirurgias diárias. Ou seja, são 16 cirurgias que deixaram de ser executadas ao dia, ocasionando um aumento na fila de pacientes por cirurgias”, afirmou em nota.

O texto da Sesap esclarece ainda que “a central de regulação garantirá a cirurgia desses pacientes [que foram levados para o Hospital de Campanha] o mais breve possível”.

Ao longo da semana, foram diversos os relatos de pacientes que aguardavam nos corredores do Walfredo Gurgel. Em um dos casos, um paciente percorreu os corredores do hospital de muletas e mostrando a situação da unidade.

Ainda nessa quinta-feira (07), o Ministério Público se manifestou cobrando a retomada das cirúrgias.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
11/05 Sáb
Máxima.: 35°c
Minima.: 22 °c
Chuva: 0mm
Probabilidade: 0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
União Play
Publicidade