4 de setembro de 2023

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, esteve no final da manhã desta segunda-feira (04), acompanhado do seu vice Toinho Santiago e do Procurador Jurídico da Prefeitura João Braz de Araújo, no Ministério Público Estadual, para entregar os documentos da licitação para iluminação pública da Festa de Sant’Ana 2023 e os extratos da conta de Contribuição Social de Iluminação Pública – COSIP desde 2021.

O motivo, de acordo com o prefeito, foram as denúncias feitas pelo vereador Max Azevedo (Solidariedade), na Câmara Municipal, na semana passada, de que teriam ocorrido irregularidades no referido processo. Um dos questionamentos do vereador é que o dinheiro da Cosip não pode ser utilizado para a aquisição, do que ele chamou pejorativamente, de “pisca-pisca”.

Outro ponto questionado pelo Edil, foi a contratação da empresa que forneceu o serviço de instalação dos painéis instagramáveis na entrada da Ilha de Sant’Ana.

O prefeito disse à imprensa antes da audiência com a promotora de Justiça, Uliana Lemos de Paiva, que: “toda a descrição do projeto de iluminação da cidade na Festa de Sant’Ana 2023, está no processo licitatório. Foi feita pesquisa mercadológica. O processo ocorreu como pregão eletrônico. A comissão de licitação só conhece os participantes quando terminam os lances. As ilações que foram feitas, são graves e nós vamos fazer os devidos esclarecimentos”.

O gestor chamou a atenção para o fato de que não é nenhuma novidade no Brasil, que os recursos da COSIP sejam utilizados para instalar a iluminação, que é pública no período natalino ou nos eventos de grande porte, como é o caso da Festa de Sant’Ana.

Outro ponto falado pelo prefeito é sobre prioridades de pagamentos para fornecedores. “Eu vi que o vereador disse que a empresa vencedora da licitação teve prioridade no pagamento. Olhe, existem algumas empresas que fazem o fornecimento de insumos para a iluminação pública municipal, e nenhum desses estão em atraso em razão da ordem cronológica dos recursos COSIP que respeita quem está na fila do recurso COSIP. É diferente de quem está na ordem de recursos próprios”.

Sobre o volume de recursos na conta COSIP, o prefeito destacou que quando assumiu a gestão, encontrou cerca de 700 mil reais e que atualmente, estão em caixa, existem quase 2 milhões e 800 mil reais. Recentemente foram adquiridos 4 carros para serem usados pelas equipes que trabalham na Iluminação Pública da cidade e ainda foram feitas colocações de postes e luminárias nas entradas da cidade e no centro.

Por fim, o Dr. Tadeu comentou na entrevista que o que está acontecendo é de cunho pessoal e político. Que não é nada administrativo.

“Nós entendemos que as denúncias do vereador são mais de cunho pessoal do que administrativo. São mais em relação a minha pessoa e, talvez, aos proprietários da empresa, do que qualquer outra coisa. É questão política. Mas, nossa consciência está tranquila em relação a todos os processos. A comissão de licitação é completamente independente, autônoma e recebe orientação da Procuradoria Geral do Município e o prefeito não se envolve em nenhuma decisão. Na verdade, nós estamos vendo que diante de tudo, que o processo político começou. A gente fica triste, pois acho que isso era importante para o ano que vem”.

Disse ainda que não queria ser prefeito pensando em enriquecer pessoalmente. “Se fosse para eu entrar na Prefeitura com o objetivo de enriquecimento pessoal, não estaria na gestão pública, estaria cuidando da minha profissão como médico onde eu ganharia muito mais. Eu estou aqui porque disse que iria cumprir uma missão e estou fazendo de tudo para cumpri-la”.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: Caicó, RN
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 83%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade