5 de agosto de 2020

O Rio Grande do Norte contabiliza, nesta quarta-feira (5), um total de 1.932 pessoas que perderam a vida em decorrência da covid-19. Nas últimas 24 horas, ocorreram seis mortes provocadas pela doença no estado.

As informações foram divulgadas pela subcoordenadora de Vigilância em Saúde, Alessandra Lucchesi, durante coletiva de imprensa do Governo do Estado para atualização dos dados epidemiológicos.

Há ainda 219 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus. Sobre a quantidade de pessoas infectadas, o RN registra um acumulado de 52.890 confirmações desde o início da pandemia. O número de casos suspeitos está em 63.521, enquanto que o de descartados chegou a 82.814. Lucchesi informou que, a partir de amanhã, é possível que haja uma queda nos casos suspeitos, uma vez que será inserida uma nova forma de medição, que leva em consideração os casos inconclusivos. Segundo a subcoordenadora, passarão para a classificação de inconclusivos os casos suspeitos que não puderam ser confirmados nem descartados, mas que já não se encontram mais em risco de transmissão da doença.

Alessandra Lucchesi ainda alertou para o fato dos dados sofrerem um atraso de 15 dias, que é tempo gasto, em média, para os processos de inserção das informações nos sistemas de gerenciamento e a consequente análises dos casos. “O compilado dessas informações, infelizmente, podem sofrer algumas alterações. E há também uma variação de tempo. Nem todas as pessoas ao iniciarem sinais e sintomas procuram os serviços de saúde exatamente no mesmo dia em que começaram a manifestar os seus sintomas. Então temos essas variações que são medidas e aferidas para que a gente possa realmente conhecer o cenário que estamos trabalhando. Uma análise nos mostra que a avaliação da quantidade de dados por dias, bem como a entrada desses dados sofre um delay. Temos um delay de cenário de até 15 dias”, explicou.

Sobre a atual situação epidemiológica do estado, a subcoordenadora ressaltou que: “A conformação da curva do estado se apresenta em queda para casos confirmados, sendo essa hoje nossa distribuição de incidência. Continuamos com números mais expressivos quando acumualdos na região metropolitana e região de Mososoró, mas ressaltamos a preocupação com a região do Seridó para o aumento do número de casos”, avaliou.

Leitos no RN

A taxa de ocupação geral de leitos críticos no Rio Grande do Norte está, nesta quarta-feira (5), em 59%. Especificando por regiões, esse cenário varia a depender da localidade. Em Mossoró, por exemplo, a taxa de ocupação está em 80%. No Seridó, o alerta segue evidente devido à taxa de 83%. Em Natal e região metropolitana, a ocupação caiu para 53,2%. Em Pau dos Ferros, está em 45%. Já em João Câmara e São José do Mipibu, a ocupação está em 0%, ou seja, há 100% dos leitos disponíveis neste momento.
De acordo com os dados apresentados nesta quarta-feira, há um total de 416 pacientes internados, dos quais 207 estão em leitos críticos e 209 em leitos clínicos. Sobre a fila de espera, no momento da coletiva de imprensa, havia três pacientes aguardando leitos de UTI, mas todos já tinham a vaga de destino. Outros cinco esperavam vaga em leitos clínicos e 21 estavam na fila para o transporte sanitário.

Postado por Blog Cardoso Silva
Categorias: RN, Saúde
FAO
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais
O que você procura?
Previsão para Caicó/RN
29/04 Seg
Máxima.: 33°c
Minima.: 24 °c
Chuva: 10mm
Probabilidade: 90%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
União Play
Publicidade